11 de Outubro de 2012 11h32

Cuiabá comemora Dia da Criança com investimentos na qualidade do ensino

11/10/2012

Giovania Teixeira Duarte - SME (65) 3645-6578

A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) comemora o Dia da Criança com investimentos na qualidade de ensino ofertado aos alunos da Educação Infantil, pautada no princípio básico de cuidar e educar.

No município, são 15.343 crianças de zero a cinco anos, atendidas por creches de escolas, onde elas estabelecem relações e práticas cotidianas que vivencia, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos e conhecimento.

Dessa forma, a prefeitura da capital, por meio da Secretaria de Educação tem implementado uma política pedagógica destinada à Educação Infantil que articula as experiências e os saberes dos alunos com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral de crianças dessa faixa etária.

“Essa política tem como um de seus fundamentos a perspectiva de Educação Inclusiva, por meio da qual entendemos que as unidades de ensino se constituem em espaços que devem estar abertos à diversidade, para acolhê-la, respeitá-la e, acima de tudo, valorizá-la como elemento fundamental na constituição de uma sociedade democrática e justa”, observa a coordenadora de Organização Curricular da SME, Eliane Quinhone.

Formação

Para alcançar essa meta, a SME desenvolve um arrojado programa de formação, promovendo seminários, oficinas e momentos de estudos, que envolvem a equipe gestora das escolas, professores, e toda a comunidade escolar.

Entre as qualificações específicas para essa faixa etária, estão as que abordam o desenvolvimento infantil, a importância do trabalho lúdico e a literatura infantil, realizadas por meio de palestras e oficinas pedagógicas como Brinquedoteca; Brincando com Histórias; e Musicaliação para Bebes. Todo esse trabalho tem como eixo de discussão o cuidar e o educar.

Infraestrutura

Ambientes mais acolhedores, atrativos e estruturados para os alunos de zero a cinco anos é outra prioridade da atual administração para os alunos da primeira se segunda infância.

Para isso, o prefeito Francisco Galindo conta com a importante parceria do Governo Federal que, através do Ministério da Educação, contemplou Cuiabá com um total de 23 centros de educação infantil. Desse total, foi inaugurado em fevereiro último o Centro de Educação Infantil Leonel de Moura Brizola, no bairro Liberdade, que atende 224 crianças

Outros 10 centros de educação infantil estão em construção e serão inaugurados a partir desse final do ano, beneficiando os seguintes bairros: Passaredo, Pedra 90, Paiaguás, Nova Esperança, Real Parque, Centro América, Jardim Aroeira, 1º de Março, Três Barras e outra unidade no Pedra 90, que é uma das regiões mais carentes em atendimento na educação infantil.

Esse compromisso garante a abertura de 2.480 novas vagas para atendimento de crianças de zero a 5 anos e 11 meses, por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). Com a construção desses 12 novos centros, Cuiabá terá 23 novas unidades oferecendo assim um total de 5.152 vagas.

Na avaliação do secretário municipal de educação, Sílvio Fidélis, os investimentos na área têm como prioridade a promoção de um espaço digno e confortável, que contribuem com a qualidade do ensino na capital. “Nós temos um compromisso, principalmente, com a parte pedagógica das nossas escolas, mas também acreditamos que essas ações irão melhorar as condições de trabalho dos profissionais, bem como tranqüilizar toda a comunidade escolar, que terá a certeza dos avanços na educação de Cuiabá, diante dos resultados”.

Compartilhando dessa opinião, a secretária adjunta de educação de Cuiabá, Cilene Maciel, afirma que, nos últimos anos, a capital deu um salto significativo na oferta e qualidade dessa modalidade de ensino. “Avançamos tanto no que se refere ao atendimento quanto na formação dos nossos profissionais do ensino da educação infantil. Temos ainda a perspectiva de sermos contemplados com mais 28 espaços como esses. Com isso, conseguiremos universalizar o atendimento à Educação Infantil em Cuiabá em 2017. Ou seja, quatro anos antes do previsto no Plano Municipal de Educação, que é 2021”, explicou.

A previsão para este ano é que algumas unidades comecem a sejam entregues no mês de dezembro, sendo que os demais deverão ser construídos ao longo de 2013.