/

08 de Março de 2013 11h51

Cuiabá adquire 30% da alimentação escolar de pequenos produtores da região

08/03/2013

Giovania Teixeira Duarte

Cerca de um terço da alimentação escolar servida diariamente aos 52 mil alunos da rede de ensino da capital é oriundo da Agricultura Familiar. Isso significa que Cuiabá cumpre a Lei Nº 11.947, em seu Art. 14, que estabelece que, dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no mínimo 30% devem ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar ou de suas organizações.

Na rede municipal de ensino, produtos como frutas, verduras e legumes são adquiridos de seis pequenos produtores da baixada cuiabana, como Poconé, Campo Verde e Santo Antônio do Leverger. “Essa ação fomenta a agricultura local além de fixar o homem na terra”, observa a coordenadora de Nutrição Escolar da Secretaria Municipal Educação de Cuiabá (SME), Mônica Rosa da Silva.

A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) produz diariamente 68.092 porções de alimento nas escolas e creches da capital, totalizando 19,9 milhões de refeições por ano. “No caso das escolas, o cardápio é montado de acordo com a faixa etária dos alunos. Os estudantes da Educação Infantil, por exemplo, recebem duas refeições por período, sendo um lanche na entrada e o almoço. Já os do Ensino Fundamental recebem apenas uma refeição, o que é suficiente e condizente à idade e ao tempo em que passam na escola”, explica a nutricionista.

Nas creches, os bebês recebem seis refeições diárias. As crianças que já passaram da fase de amamentação, são alimentadas cinco vezes, já que passam o dia todo na unidade e merecem esta atenção especial.

Segundo o secretário de Educação de Cuiabá, Gilberto Figueiredo, o grande desafio que a capital tem hoje é estimular a participação dos pequenos produtores da capital no abastecimento dos produtos para a alimentação escolar. “A Prefeitura de Cuiabá já está trabalhando para que os produtores locais possam fornecer os alimentos para a merenda escolar das escolas municipais da capital”, afirmou.