Educação /

31 de Outubro de 2011 10h02

Crianças da creche Josefa Parente mostram resultado de trabalho pedagógico em festa temática

31/10/2011

Giovania Teixeira Duarte - SME - (65) 3645-6578

 

Pelo segundo ano consecutivo, a creche municipal Josefa Parente promoveu a Festa da Primavera, que contou com a presença de alunos, ex-alunos, pais e funcionários da unidade de ensino. O evento foi realizado na Associação dos Servidores do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), na última quinta-feira (27-10), e teve como objetivo mostrar à comunidade o trabalho desenvolvido com os estudantes neste ano letivo, além de fortalecer a integração entre a creche e a família.

A atração do encontro foi o desfile de alunos e ex-alunos da creche que mostraram expressão corporal, como lateralidade e o equilíbrio, e desinibição diante da platéia, usando trajes de banho, passeio e esporte.

Segundo a diretora da unidade, Rose Maria de Almeida, a preparação dos alunos foi coordenada pelo professor e organizador de desfiles, Walter Romanin. “Ele foi um grande colaborador do evento, pois ensinou nossos alunos a postura e passos adequados na passarela. Ficamos muito agradecidos com o trabalho dele”.

Rose Maria ainda acrescenta que a festa é um momento de confraternização e interação entre alunos, pais, direção da unidade e Técnicas em Desenvolvimento Infantil (TDIs). “É uma ocasião oportuna para que os pais possam conhecer todos os funcionários da creche e manter um contato aproximado entre os pais dos outros alunos. Algo que, na correria do nosso cotidiano, é mais difícil”.

Cristiane de Almeida Magalhães, 32 anos, é mãe de dois filhos. A primeira tem 6 anos e foi aluna da creche. Atualmente quem freqüenta o espaço é o caçula, de dois anos. “Vejo que a creche ajuda muito no desenvolvimento da criança. Meu filho, por exemplo, era muito tímido. Agora ele está mais extrovertido. Um dia desses uma funcionário me falou ‘mãe, seu filho está saindo da casca!’. Estou muito satisfeita com a evolução dele”.

“A creche Josefa Parente é um ótimo lugar, pois dá muita atenção aos nossos filhos. Lá existe uma integração maravilhosa entre a diretora, TDIs e comunidade”, relata a técnica em geoprocessamento, Marília dos Santos Amorim, 26 anos, que também já tem o segundo filho freqüentando o espaço.

Na avaliação da diretora de ensino da secretaria Municipal de Educação (SME), Elenir Honório do Amaral, a Educação Infantil não é mais compreendida como um período preparatório na trajetória escolar do aluno, mas um componente dessa formação. “As atividades como essa realizada aqui, hoje, contribuem para o desenvolvimento integral da criança e que é um direito dela”, completa.