/

10 de Outubro de 2011 16h50

Creches de Cuiabá apresentam produções lúdicas de 2011

10/10/2011

Giovania Teixeira Duarte -SME (65) 3645-6578



“Por onde anda Chapeuzinho Amarelo?” foi o tema do Seminário Integrador do Projeto Ludo Infância, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), realizado desde a última quinta-feira, até hoje (10-10). O encontro, que contou com a participação de educadores e alunos das 48 creches municipais, teve o objetivo oportunizar, às unidades de ensino um momento para mostrar e interagir os trabalhos desenvolvidos no ano letivo de 2011.

Durante os três dias, houve apresentações de relatos orais, peças de teatro e musicais, além mostras de trabalhos, exposições de painéis. A atividade é promovida pela Diretoria de Ensino e Coordenadoria de Organização Curricular.

O Ludo Infância é a Proposta Pedagógica para a Educação Infantil no município de Cuiabá (creche e pré-escola,  em que as ações do cuidar e do educar estão permeadas por atividades lúdicas, na perspectiva do direito da criança quanto às questões relacionadas a sua saúde, alimentação, segurança, desenvolvimento e aprendizagem.

“A postura proporciona aos alunos da rede de ensino municipal um movimento de transformação dentro do espaço escolar, principalmente no que se refere ao olhar do adulto em relação à criança como um ser em formação e com direitos”, explicou a líder da equipe de Educação Infantil na SME, Dalva do Carmo Ferreira.

Esta mudança, segundo ela, também garante um espaço de aprendizagem por meio da ludicidade, ações educativas com intencionalidades e vivências ricas de possibilidades e oportunidades. “Tudo isso repercute no desenvolvimento das potencialidades dos alunos”.

O Ludo Infância tem como metodologia a narrativa mediada pela história do cantor e compositor Chico Buarque, denominada “Por onde anda Chapeuzinho Amarelo?”.

As creches de Cuiabá atendem, atualmente,  cerca de 5,2 mil alunos.