/

26 de Agosto de 2013 11h45

Creche do bairro São Mateus vai atender mais 120 crianças

26/08/2013

Rosane Brandão - 3645-6578

As mães do bairro São Mateus e região já podem contar a partir de agora com mais uma opção para deixar seus filhos enquanto trabalham. O prefeito Mauro Mendes entregou para a comunidade uma nova creche que vai atender 120 crianças de 2 a 3 anos e 11 meses de idade.

“Eu fico emocionado por saber que estou construindo um pouco da história dessas crianças”, disse o prefeito durante a solenidade de inauguração, realizada na última sexta-feira (23).

Mauro Mendes destacou ainda que a estrutura física de uma unidade escolar é muito importante para o andamento da mesma, mas a qualidade dos profissionais que trabalham nela é ainda mais importante.

O prefeito lembrou que durante sua gestão pelo menos 40 novas unidades serão entregues em Cuiabá. “Estamos implantando em Cuiabá um novo conceito de construção. A partir de agora as escolas e creches serão construídas com padrão de qualidade e respeito a nossas crianças”.

O secretário municipal de educação, Gilberto Figueiredo, ressaltou que nada acontece por acaso a não ser pela vontade de Deus e quis Ele que a primeira creche, das 40 previstas, fosse inaugurada no São Mateus.

“Quis Ele que fosse nesse bairro carente e de pessoas humildes, mas recheada de carinho e afeto, principalmente por parte dessa valorosa equipe de profissionais que está preparada para receber as nossas crianças. Com certeza os filhos dessa comunidade serão muito bem tratados por essa equipe”.

Para atender as crianças da creche São Mateus, foram disponibilizados 39 servidores entre Técnicas de Desenvolvimento Infantil, vigilantes, Auxiliares de Serviços Escolares e Técnicas de Nutrição Escolar.

Para a diretora da unidade, Rosângela de Jesus Souza Pereira, a entrega da creche é a concretização de um sonho, já que há muito tempo as mães reivindicavam uma unidade para atender as crianças da comunidade.

“Alegria é a palavra que reflete o sentimento de todos aqui presentes, por receber um espaço como este, pensado e construído em prol de nossas crianças”.

A solenidade de inauguração contou com a presença de várias autoridades do setor político, entre elas o senador Pedro Taques. “Construir ruas e estradas é muito importante, mas cuidar de gente é muito mais. Essa creche será importante para o futuro dessas crianças, ou seja, para uma geração de cuiabanos”, afirmou.

A creche do São Mateus foi construída com recursos da Câmara de Cuiabá no valor de R$ 590 mil, por meio de uma emenda do vereador Chico 2000.  “O secretário de educação e o prefeito estão de parabéns, pois não mediram esforços para concluir a obra e equipar toda a creche. O prefeito demonstrou que não tem vaidade e deu continuidade em uma obra que teve início na gestão passada, garantindo um lugar para essas crianças”, disse o parlamentar.

O deputado estadual Emanuel Pinheiro também prestigiou o ato. “A creche não é apenas um lugar de instrumento pedagógico, mas sim a extensão da nossa casa, cujos pais confiam em deixar seus filhos e, por tanto, precisa ser um lugar de segurança e com uma equipe de profissionais comprometidos”.

As atividades da creche iniciaram nesta segunda-feira, com atendimento em tempo integral, as crianças entram às 6h e saem às 18h.

Dona Luzia Maria Pinheiro da Silva, 67 anos, mora próximo da unidade escolar e diz que a creche chegou numa boa hora e será uma “mão na roda”, pois a filha precisa trabalhar e não tinha onde deixar a neta de dois anos. “Ela ficava comigo, mas pela minha idade não tenho mais condições de cuidar de uma criança dessa idade. Agora minha filha pode trabalhar sossegada”.

A equipe de Técnicas de Desenvolvimento Infantil está ansiosa para dar início às atividades com os pequenos. “Queremos desenvolver com essas crianças um trabalho com metodologia diferenciada, principalmente aproveitando a área externa que tem um espaço amplo”, disse a Denis Dias, destacando que ao cultivo de uma horta e um jardim estão entre as atividades.

Marioneth Ribeiro da Silva, que há 10 anos trabalha como Técnica de Desenvolvimento Infantil na rede municipal, diz que também querem trabalhar com as crianças a diversidade cultural, da flora e da fauna. “Queremos desenvolver com eles aquilo que temos de bonito e rico no nosso estado”.