Educação /

26 de Abril de 2012 14h58

Coordenadoria de Formação de Cuiabá desenvolve atividades lúdicas com TDI's

26/04/2012

Tharyana Durigon SME (65) 3645-6578

A coordenadoria de Formação da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) tem desenvolvido atividades lúdicas com as 450 Técnicas de Desenvolvimento Infantil (TDI’s) da rede municipal de ensino, com o propósito de promover e aprimorar, de forma contínua, os conhecimentos das profissionais que trabalham nas creches de Cuiabá. 

Entre os dias 16 e 20 de abril foi realizada a primeira etapa do “Brincando com Histórias”, com as TDI’s do Jardim I, nas Faculdades Evangélicas Cantares de Salomão (FEICS). Este encontro objetiva trabalhar os principais recursos que antecipam o momento da contação de histórias, daí então surge a confecção de bonecas e bonecos de pano que servem como instrumentos no meio pedagógico, envolvendo e chamando a atenção das crianças para o momento de contar histórias. 

Além disso, ao longo das cinco etapas que acontecerão durante o ano, serão desenvolvidos outros recursos, como por exemplo, aventais e tapetes de contação de história. No dia 21 de maio, as TDI’s se encontrarão na segunda etapa do “Brincando com Histórias” para finalizar a produção dos bonecos de pano. 

Estas ideias surgem dos estudos e das pesquisas realizadas pela formadora Brinquedista, Vânia Joceli Araújo, que faz parte da equipe de Formação da SME, e ensina aquilo que sabe para que as TDI’s aprendam a desenvolver o lado lúdico com as crianças. “Eu ensino a elas o que sei, mas elas também me ensinam muito, porque no decorrer do desenvolvimento das atividades elas apresentam novas ideias e criam novas formas de brincar com os recursos, e isso é muito bom”. 

Além do “Brincando com Histórias”, essas profissionais estão reunidas durante todo o dia de hoje (26) na FEICS para trabalharem novas ideias na segunda etapa da “Brinquedoteca”. Em março, foram desenvolvidos jogos e brinquedos pedagógicos feitos com material reciclável, e agora estão sendo criadas as calças pedagógicas, que servem como uma espécie de amparo para os pequenos do Jardim I, seja para mamar, para brincar ou, até mesmo, para dormir. A invenção é tão bem aceita que as Técnicas querem levá-la também às crianças do Jardim II. “Eu gosto do que faço. Trabalho com amor. Tudo o que eu posso aprender, eu aprendo para levar às crianças.”, conta a técnica Pedrosa Marques da Silva. 

Para não prejudicar as atividades que desenvolvem nas creches, as TDI’s participam dos projetos de formação no contraturno, ou seja, as que trabalham no período matutino participam da formação no período vespertino, e vice-versa. E para que todas recebam atenção e conhecimento adequado, as oficinas são divididas em turmas, sendo que cada uma conta com aproximadamente 40 profissionais. A segunda etapa da “Brinquedoteca” vai até o dia 9 de maio.