Educação /

20 de Setembro de 2011 13h54

Construção de sete centros educacionais vai gerar mais de 1.500 vagas em Cuiabá

20/09/2011

Da redação/PMC

 Mais de 1.500 novas vagas serão criadas em creches e pré-escolas da capital. Sete unidades educacionais serão construídas pela prefeitura de Cuiabá nos próximos meses. O investimento ultrapassa os R$ 8 milhões.

As novas unidades a serem construídas fazem parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).

Cada centro de educação infantil terá capacidade de atender 224 crianças em dois turnos, divididas no sistema Creche I (0 a 18 meses), Creche II (18 meses até 3 anos), Creche III (3 anos até 4 anos) e Pré-Escola, que atende as crianças na faixa etária de 4 até 5 anos e 11 meses.

Os centros educacionais seguem um projeto-padrão, desenvolvido em parceria entre a Universidade de Brasília (UNB), e o Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com recursos financiados pelo programa Proinfância. Os primeiros quatro centros, que estão em fase de construção, beneficiarão os bairros Passaredo, Pedra 90, Liberdade e Paiaguás.

Os centros educacionais vão atender aos bairros Nova Esperança, Real Parque, Centro América, Jardim Aroeira, 1º de Março, Três Barras e Pedra 90.

Os prédios serão divididos em setor administrativo, bloco de serviços, bloco pedagógico e bloco multiuso.  O segmento pedagógico terá duas salas para cada faixa etária, totalizando oito salas, além de espaço para leitura e informática, repouso, alimentação e outros espaços onde as crianças desenvolverão suas atividades durante o tempo em que permanecerem nos centros de educação infantil.

O secretário municipal de Educação, Permínio Pinto Filho, disse que a proposta da administração atual é ampliar a oferta de vagas nas unidades escolares. “Somente nos primeiros quatro centros de educação infantil que estão em fase de construção será possível aumentar a oferta em 896 vagas. O primeiro, no Bairro Liberdade, Região Sul de Cuiabá, será inaugurado ainda neste semestre”, conclui.