Educação /

12 de Março de 2013 11h00

Conservação do livro didático é tema de campanha em escola do município

12/03/2013

Giovania Teixeira Duarte - (65) 3645-6578


Uma campanha de conscientização sobre a conservação do livro didático mobilizou ontem (11) professores e pais de alunos da Escola Municipal Oito de Abril, no bairro Bela Vista.

 

Durante o encontro, os responsáveis pelos estudantes receberam informações sobre o uso e a manutenção do livro didático, além dos dias da semana em que serão trabalhados em sala de aula. “O livro não é a única ferramenta pedagógica que temos, mas é uma que, se usada corretamente, pode ter um impacto positivo na aprendizagem”, observou a diretora da unidade, Antonina Sebastiana de Almeida.

 

A ação é desenvolvida pela escola com a finalidade de conscientizar pais e alunos e sobre os cuidados com os livros didáticos distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático, do governo federal, e, consequentemente, ampliar a vida útil do material.

 

Na oportunidade, os responsáveis pelos alunos receberam os livros de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências, e assinaram um termo de compromisso para a utilização e devolução dos volumes, no final do ano letivo.

 

Segundo prevê o PNLD, a durabilidade dos livros deve ser de três anos. Ao final de cada ano, os volumes devem ser devolvidos para que outros estudantes possam se beneficiar do material no ano seguinte. “Para que os livros sejam entregues em bom estado, pedimos aos pais e aos alunos que os encapem e que cuidem desse material, pois, no próximo ano, outros alunos estudarão com ele. A receptividade desse trabalho de conscientização tem sido muito boa”, avaliou a diretora da unidade.

 

A vendedora Lucineide Martins Sales tem uma filha de 8 anos que estuda na Oito de Abril. De acordo com ela, os cuidados sugeridos pela escola quanto ao material didático devem ser respeitados, pois são adquiridos com impostos pagos pela população. “Temos que também pensar no aluno que receberá esse material no próximo ano e, assim, cuidar bem dele”.