/

14 de Junho de 2012 15h14

Conselho Municipal de Educação propõe nova resolução para oferta da EJA

14/06/2012

Tharyana Durigon - SME - 3645-6578


O Conselho Municipal de Educação de Cuiabá promoveu na manhã desta quinta-feira, junto à equipe da Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma audiência pública para apresentação da minuta substitutiva da resolução Nº 003/2002, que regulamenta a oferta da EJA na rede municipal de ensino.

A reunião proporcionou a troca de ideias e sugestões entre conselheiros, educadores, alunos, membros do ministério público e a comunidade interessada no assunto, com a finalidade de debaterem a forma com que está sendo construído o processo pedagógico até então, o que pode melhorar e o que deve permanecer.

De acordo com a líder de equipe do EJA, Feliciana Cunha Figueiredo, esta modalidade de ensino está presente hoje em 10 escolas da rede urbana e em quatro unidades da zona rural de Cuiabá, totalizando 2.200 vagas. “A nossa pretensão é que esse número seja ampliado para atender toda a população que necessita desse atendimento. Essa proposta de resolução vem trabalhando conforme o Conselho Nacional de Educação, e pretende ampliar a oferta para o período diurno também”.

Além disso, outro ponto importante, que esta nova resolução aborda, é a redução da carga horária para o primeiro segmento, passando de 1.600 horas para 1.200 – que corresponde à Educação Básica. Já o segundo segmento – que se refere à Educação Fundamental - deverá permanecer com as 1.600 horas.

Para a presidente do Conselho, Regina Araújo, este momento é importante para reformular o que vem sendo trabalhado. “Precisamos saber se o que está sendo feito atende a realidade do município de Cuiabá. Nós não podemos imaginar que nós, sozinhos, do Conselho, somos os donos da razão. Então queremos ouvir o que cada um tem a dizer, com quais pontos concordam e com quais discordam”.

Quem compareceu à audiência recebeu em mãos a minuta substitutiva da resolução, dividida em quatro títulos, os quais explicam detalhadamente cada proposta elaborada pela comissão da Secretaria Municipal de Educação (SME) e pelos conselheiros. “Um trabalho, quando feito de forma conjunta, tem mais chances de dar certo, pois todos contribuem com aquilo que sabem, que conhecem e que acham válido para promovermos a melhoria nos diversos segmentos da educação”, pontuou a secretária adjunta de Educação, Cilene Antunes Maciel.

O evento contou, ainda, com a presença da diretora Francisca Luzia Silva, representando os diretores das unidades que contam com o EJA; Lucia Maria da Silva, representando o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP-MT); da diretora executiva da Fundação Nova Chance, Mônica de Souza; e dos professores Djalma Vieira do Nascimento, e Marilene de Souza Carvalho – membros da comissão.