/

14 de Junho de 2013 17h24

Conselho Municipal de Educação elege nova diretoria

14/06/2013

Rosane Brandão – 3645-6578

A professora Regina Lúcia Borges Araújo foi reeleita presidente do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá. A educadora, que é atual presidente do órgão, vai atuar também no biênio 2013 a 2015. A posse está agendada para o mês de julho.

Regina Lúcia é servidora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, onde ocupa o cargo de Técnica de Nível Superior. Ela é também professora aposentada da rede pública estadual.

Ao longo dos seus 27 anos de carreira, dedicados à educação, a professora já atuou em vários cargos na Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e no setor educacional das Secretarias de Segurança Pública e de Justiça.

Foi também conselheira do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso; membro da Comissão Cultura, Educativa e de Turismo do Ministério das Relações Exteriores; presidente da Comissão Tripartite do Plano Decenal de Educação para Todos de Mato Grosso, do Ministério da Educação; entre vários outros cargos.

Segundo a professora um dos desafios nessa nova gestão é regularizar a situação de algumas escolas que funcionam clandestinamente.

“A nossa luta é para acabar com essas escolas, considerando que são muito perigosas, pois se são clandestinas é porque não têm condições nenhuma de funcionar”, disse a professora, lembrando que para funcionar a escola precisa ter o laudo da vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros.

Para o cargo de vice-presidente do Conselho foi eleita a professora Sueli Barbosa dos Reis, que representa o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), subsede Cuiabá.

O Conselho Municipal de Educação é um órgão de caráter deliberativo, normativo e consultivo. Ele é responsável por legislar e fiscalizar as instituições municipais, pública e privada, do ensino básico do município. Compete a este colegiado, entre outras atribuições, autorizar o funcionamento das instituições.

O conselho municipal é composto por 16 conselheiros, sendo quatro representantes da Secretaria Municipal da Educação, dois do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, dois dos pais e dois dos estudantes das escolas da rede municipal, dois representantes dos professores da Educação Básica, dois diretores da rede pública de Cuiabá, um do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso (Sinep), e um Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso (Sintrae).