/

04 de Outubro de 2013 14h48

Conselheiro do TCE profere palestra para candidatos a gestores da rede municipal

04/10/2013

Rosane Brandão

O planejamento e o orçamento, com foco na Lei de Responsabilidade Fiscal e Controle da Administração Pública, foi tema de palestra proferida nesta quinta-feira (03) para os candidatos a gestores das unidades escolares nas eleições 2013 da rede municipal de Cuiabá. A palestra foi proferida pelo conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE), Valter Albano, no auditório da Secretaria de Estado de Educação.

Com o tema “Planejamento Orçamentário e a responsabilidade dos gestores frente aos recursos públicos”, a apresentação faz parte do ciclo de estudos realizado pela Secretaria Municipal de Educação para formação dos futuros diretores de escolas e de creches, coordenadores pedagógicos e secretários escolares.

O conselheiro Valter Albano destacou o papel e a responsabilidade de um dirigente frente à gestão pública. Conforme ressaltou, os quatro pilares da Lei de Responsabilidade Fiscal são a transparência, o controle, responsabilidade e o planejamento. “O principal deles é o planejamento. Não é possível termos gestão de qualidade sem planejamento. E isso serve para qualquer tipo de administração, tanto no setor público, como no privado, incluindo a casa da gente”, enfatizou o conselheiro.

Valter Alberto citou os serviços públicos fundamentais e estratégicos, que são a educação, saúde, segurança e transporte. “O forte do comprometimento com o orçamento público está nestas quatro áreas, com destaque para a educação, setor que exige o maior orçamento”.

Segundo o conselheiro, o planejamento é implementado com um plano estratégico de longo prazo; o Plano Plurianual; as diretrizes orçamentárias; e os orçamentos, que é “a outra face do planejamento”.

Ao longo de sua carreira política, Valter Albano desempenhou, entre outras, as funções de secretário de Educação de Cuiabá e do Estado.

O secretário municipal de Educação, Gilberto Gomes de Figueiredo, elogiou a palestra do conselheiro do TCE e destacou o tamanho do desafio que os futuros gestores têm pela frente. “Reconheço o quanto os senhores são corajosos ao se candidatarem a esse posto, pois os desafios são muitos e a missão será árdua. Mas acredito que, assim como eu, todos assumirão o papel de buscar o melhor pela educação de Cuiabá”.

Durante esta semana (de 30/09 a 05/10) os candidatos participam de uma série de palestras, que vão habilitá-los para a próxima etapa do processo eleitoral, que será a prova escrita no dia 8 de outubro. O ciclo de estudos será finalizado no sábado (05) com palestras na escola Maria Dimpina, das 8h ás 11h30.