/

13 de Junho de 2013 16h47

Conferência Municipal de Educação deve reunir cerca de 500 pessoas

13/06/2013

Rosane Brandão

A Conferência Municipal de Educação, que será realizada neste sábado (15) em Cuiabá, vai reunir cerca de 500 pessoas, entre elas representantes dos profissionais da educação do município, tanto da rede pública como privada, representantes dos pais e dos estudantes. O evento será no Hotel Fazenda Mato Grosso e terá início às 8h, seguindo até às 17h.

 

Durante a conferência, os participantes vão debater sete eixos temáticos, todos voltados para a melhoria do sistema educacional.

 

A etapa municipal precede a intermunicipal, a ser realizada nos dias 7 e 8 de julho, e a estadual, que ocorre de 16 a 19 de setembro. As propostas retiradas nas três etapas serão levadas para a Conferência Nacional de Educação (Conae), que ocorre em Brasília de 17 a 21 fevereiro de 2014. O tema da Conae 2014 é “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.

 

A Conferência Municipal de Cuiabá é organizada pelo Fórum Municipal de Educação, constituído por representantes da Secretaria Municipal de Educação, Câmara de Vereadores, Conselho Municipal de Educação e Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), subsede Cuiabá.

 

Estarão reúnidos representantes do Ensino Superior Público e Privado; do Ensino Profissional e Tecnológico; dos estudantes e pais; Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso (Sinep), Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso (Sintrae); Conselho Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Educação (SME).

 

Eixos Temáticos da Conferência


I: O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação.

 

II: Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos.

 

III: Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente.

 

IV: Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem.

 

V: Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.

 

VI: Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho.

 

VII: Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.