Educação /

24 de Outubro de 2011 10h54

Concurso de poesia movimenta rede de ensino da capital

24/10/2011

Giovania Teixeira Duarte

A diversidade cultural de Mato Grosso foi a inspiração para alunos das escolas da rede municipal de ensino de Cuiabá mostrarem talento e sensibilidade na final do “II Concurso de Poesia”, realizado na nesta sexta-feira (21-10) pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria de Programas e Projetos.

O evento é umas das ações do eixo ‘letramento’ do Programa Escola de Tempo Integral, que trabalha a leitura e a escrita de forma contextualizada, promovendo a reflexão, o ensino e a aprendizagem dos aspectos sociais da língua. Dentro dessa proposta, o projeto envolve a literatura, a música o cinema e o teatro.

A primeira etapa do concurso foi a sensibilização e subsídio dos monitores e professores em relação ao tema proposto, que posteriormente trabalharam com os alunos, em oficinas de produção de texto, o gênero poesia.

Entre os critérios analisados pela comissão julgadora estavam: criatividade, originalidade e respeito ao tema. “O que me chamou muita a atenção nesse concurso foi a qualidade dos trabalhos apresentados em relação à primeira edição. É nítido o avanço que os alunos tiveram, tanto no que se refere à produção do texto, como em relação ao figurino e à interpretação. Muito rico mesmo. Estou ansiosa para ver o que teremos no ano que vem”, disse a professora de Língua Portuguesa e jurada da competição, Mônica Tatyane Silva.

Entre os poemas produzidos pelos alunos, dez foram selecionados para a final nas modalidades séries iniciais e séries finais do Ensino Fundamental. Cada autor declamou seu texto, quando foi observado sua interpretação e o figurino usado na apresentação. Na platéia estavam professores, alunos em torcidas organizadas, comissão julgadora, equipes da SME, além dos pais de estudantes concorrentes.

Na abertura do evento, a secretária adjunta de educação do município, Cilene Maciel, parabenizou professores e alunos pela dedicação ao trabalho e destacou a importância do concurso no incentivo à leitura e escrita. “São oportunidades como essa que ampliam o conhecimento e revelam talentos. Quem sabe, um dia, teremos muitos de vocês nas Academias de Letras. Espero que vocês tenham sucesso futuro do que produzem hoje”.

A diretora de ensino da SME, Elenir Honório do Amaral, também reiterou a importância do acesso e exercício da leitura e escrita, que, na sua avaliação, é o caminho para a qualidade do ensino. “O Educa Mais tem realizado um trabalho primoroso nesse sentido. Mais do que saber ler e escrever, é necessário que o aluno tenha um desenvolvimento integral. E é isso que temos buscado com esse programa”.

Para a primeira colocada na categoria séries finais do Ensino Fundamental, Gabrielly Marques de Oliveira Moraes, 11 anos, aluna do 6º ano da escola municipal Hélio de Souza Vieira, no bairro Praieiro, sua conquista foi fruto de pesquisa sobre o tema  e a supervisão da professora e do pai, que a orientaram na produção do texto. “Foi a primeira vez que escrevi uma poesia. Para isso, fui ler textos que falavam sobre a cultura de Cuiabá e Mato Grosso. Tive que reescrever o poema várias vezes para chegar ao que apresentei hoje. Agora pretendo continuar escrevendo poesia”, revelou.

Segundo a coordenadora de programas e projetos da SME, Elizany Rosa, as produções das duas edições do concurso serão transformadas em um livro para divulgação na rede de ensino da capital. “Todos os que participaram desse evento são vencedores e terão seus trabalhos divulgados”, afirmou.

O três primeiros colocados de cada categoria foram premiados com brinquedos pedagógicos, skate e máquina fotográfica.

Vencedores da categoria séries iniciais do Ensino Fundamental:

1º lugar: Ângelo Gabriel Matos Mendonça - Escola Municipal Henrique da Silva Prado

2º lugar: Ana Carolina Pinheiro de Barros - Escola Municipal Madre Marta Cerutti

3º lugar: Luana da Silva Rocha - Escola Municipal Senhorinha Alves de Oliveira

Vencedores da categoria séries finais do Ensino Fundamental:

1º lugar: Gabrielly Marques de Oliveira Moraes - Escola Municipal Hélio de Souza Vieira

2º lugar: Letícia Menezes Kuhsler - Escola Municipal Floriano Bocheneki

3º lugar: Luzia Inês dos Santos- Escola Municipal Deputado Ulisses Guimarães