Educação /

17 de Setembro de 2012 09h43

Concurso de culinária cuiabana mobiliza alunos da EJA na capital

17/09/2012

Giovania Teixeira Duarte - (65) 3645-6578


Com o tema “Minha Receita Cuiabana de Peixe”, foi realizado na última semana, na Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), o concurso de gastronomia para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede de ensino da capital.
 

O evento integrou as atividades da XI Semana do Peixe em Mato Grosso, lançado no último dia 3, através da parceria entre o Ministério da Pesca e Prefeitura de Cuiabá, por meio das Secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Urbano, Educação, Cultura e Turismo, com o objetivo de incentivar a cultura da criação entre os produtores e o consumo de peixe por parte da população. 

Oito receitas foram selecionadas para o concurso, que obedeceram a critérios como harmonia, criatividade e visual, julgados por nutricionistas da Coordenadoria de Nutrição Escolar da SME, além de outras duas profissionais da área. 

A receita campeã, denominada “Pizza de Pintado à Moda Ariel”, foi criada pelo aluno da escola municipal Nossa Senhora Penha de França, no Distrito do Coxipó do Ouro, Ariel Paulo Magnanti, 40 anos. 

“Peixe Pizza” foi a segunda iguaria mais bem apreciada no concurso, resultado da criação da estudante Edlaine Aparecida Ribeiro de Souza, da escola Jescelino José Reiners, no bairro Novo Horizonte. 

O terceiro lugar foi conquistado pela receita “Matrinchã Cuiabana”, da aluna Amanda Karolayne Marques de Almeida, da unidade de ensino Padre Agostinho Colli, no bairro Pólvora. 

Os ganhadores receberão como prêmio uma TV de LCD (primeiro lugar), uma câmera fotográfica digital (segundo lugar) e um aparelho de celular (terceiro lugar).