Educação /

14 de Maio de 2012 16h37

Comunidade escolar participa do Dia D de Creche Municipal no Jardim União

14/05/2012

Giovania Teixeira Duarte - SME (65) 3645-6578


Pais, funcionários e a direção da creche municipal Ale Guilherme Arfux, no bairro Jardim União, se reuniram no último sábado (12-05) em busca de melhorias para a unidade de ensino. Denominado “Dia D da Creche”, o projeto está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) com o objetivo de fortalecer a relação entre a creche e a comunidade e, consequentemente, melhorar a qualidade do ensino oferecido.
 

A dinâmica do encontro é pautada em quatro questões que devem ser respondidas pelos segmentos escolares. São elas: O que compete à Unidade de Creche? O que compete aos pais? Como deve ser a relação da Creche com a Comunidade? Quais os desafios postos na atualidade da relação Creche/Pais? 

De acordo com o assessor pedagógico da SME, Ilson Dias da Silva, as respostas são sistematizadas, discutidas e votadas pela assembleia. “Depois disso, é elaborada uma diretriz que permeia o trabalho da unidade”. 

Na avaliação do assessor, quando as sugestões partem da própria comunidade, ela se empenha mais em executá-las. “O objetivo principal desse trabalho é oportunizar aos pais um conhecimento maior da unidade em que seus filhos estudam para que contribuam na organização e funcionalidade da creche, e que se percebam pertencentes a esse espaço”. 

Para a diretora da creche, Osvanira Francisca da Silva, o Dia D propicia uma avaliação do trabalho realizado, pois é permeado por um diálogo aberto com a comunidade. “Por meio dessas discussões, colhemos o que estamos oferecendo e, pelo que podemos observar, nosso trabalho está bem aceito. Mas podemos melhorar sempre com a participação dos pais na creche e a valorização do nosso trabalho”. 

Mãe de um aluno de três anos, a dona de casa e artesã, Sílvia Adriana Soares, 35 anos, moradora do Jardim Florianópolis, considera importante esses encontros para que os pais conheçam mais de perto seus direitos e deveres. “Muitos acham que a creche é um lugar que tem babás para cuidarem dos seus filhos, mas não é isso. Aqui é onde a educação deles começa. Temos que ter responsabilidade ao deixar as crianças aqui, além de participar do cotidiano da creche. Dessa forma, o filho sente que os pais estão preocupados com eles”.