/

10 de Dezembro de 2010 14h34

Comunidade escolar elege hoje dirigentes das unidades de ensino da capital

10/12/2010

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

A oportunidade de escolher os próximos administradores de 47 creches e 87 escolas da rede municipal de ensino de Cuiabá, fez com que muitos pais chegassem cedo hoje (10-12) às unidades de ensino para votarem.

A eleição direta para diretores, coordenadores pedagógicos e secretários escolares das escolas da capital é garantida pelas Leis 5.029 e 4.998/2007, denominadas Lei de Gestão Democrática, e permite que a comunidade escolar expresse sua vontade por meio do voto.
Nas escolas, serão escolhidos diretores, coordenadores pedagógicos e secretários. Nas creches, a eleição é apenas para diretor.

Os mais de 60 mil habilitados a votar são funcionários da rede em exercício na unidade, pais ou responsáveis dos estudantes regulamente matriculados e alunos de 12 a 16 anos. As escolas e creches que possuem mais de um candidato a diretor, os eleitores usarão a urna eletrônica. Para os outros cargos eletivos e em unidades com apenas um concorrente à direção, as urnas serão de lona.

Nas unidades que funcionam apenas durante o dia, a eleição será das 8 às 18 horas. Nas que estão ativas nos três períodos, a votação começa às 8 e vai até às 20 horas. Já nas creches municipais, os eleitores podem votar das 6h30 às 18h30.
“Durante todo o dia, haverá uma equipe volante de plantão por regional para oferecer suporte às escolas. Também teremos um técnico de plantão aqui na sede Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME). As escolas que possuem mais de um candidato também contarão com um assessor da secretaria”, explica o coordenador de Gestão e Legislação da Diretoria de Políticas Educacionais (Dipe) da SME, José Sebastião Arruda Souza.

Segundo a secretária adjunta de educação da capital, Cilene Maciel, a importância desse momento reside na oportunidade que os segmentos escolares têm de avaliar quem desenvolve o melhor trabalho e apresenta melhores propostas para a comunidade. “Com isso, você analisa as ações dos candidatos no ambiente de trabalho e seu relacionamento com estudantes, funcionários e pais de alunos. Ou seja, você tem elementos para escolher aquele que está mais próximo da sua visão do que é melhor para a escola e creche”.

Para a secretária, também é relevante nesse modelo de gestão que as pessoas compreendam que os eleitos não assumem funções apenas para funções majoritárias nas unidades, mas que suas ações, compartilhadas com os demais sujeitos do processo educativo, resultem na qualidade do ensino oferecido. “O foco desse processo deve ser aluno. Uma oportunidade para que todos possam exercer seus direitos e possibilitar o mesmo ao outro, pautado nas normas estabelecidas”, conclui.

Na escola municipal Orlando Nigro, no bairro Pedregal, que possui 1.149 alunos e um colégio eleitoral de 800 votantes, apesar da euforia dos estudantes, o pleito transcorreu tranqüila pela manhã, segundo a avaliação da presidente da comissão eleitoral da unidade de ensino, Maria José Fochessato.

Para o aluno do 8º ano do Ensino Fundamental, Osvaldo Duarte, 14 anos, a eleição é um momento importante porque define quem vai dirigir a escola. “Além disso, é muito bom ter a opinião da gente ouvida”, disse.
“Podemos escolher o diretor mais certo pra gente, uma pessoa conhecemos. Nossa vontade é respeitada”, declarou Edson Moraes, 13 anos e aluno do 7º ano”.

A atual diretora da escola e única candidata à função, Helenice Oliveira dos Santos, 45 anos, avalia que o maior desafio da Gestão Democrática é que toda a comunidade escolar participe dos processos de construção da escola. “Aqui já conseguimos que muitos também já se sintam responsáveis pelas decisões e ações da unidade de ensino. No entanto, a comunidade externa ainda precisa participar mais”.

Na opinião da candidata, as pessoas compreendem democracia apenas com o ato do voto e deixam de lado a participação nas atividades que deveriam envolver todos os segmentos. “Sabemos que isso é algo cultural. O diretor não é aquele que manda. É um articulador dentro dessa gestão participativa, onde o sucesso e o insucesso também são compartilhados”.

Candidata pela quarta vez à coordenação pedagógica da escola, Lucilei Maria Deniz, 45 anos, diz que a eleição é um exercício de cidadania, pois é o momento em que todos da escola expressam sua vontade. “Minha expectativa, caso seja eleita, é continuar desenvolvendo um trabalho integrado às práticas do professores”.
O resultado da eleição será divulgado amanhã e os eleitos tomarão posse no próximo dia 22.

 

Mais informações:
(65) 3645-6578