Educação /

10 de Agosto de 2012 12h14

Comunidade do bairro Alvorada comemora inauguração da creche Mãe Nhara

10/08/2012

Tharyana Durigon - 3645-6578


Os moradores do bairro Alvorada participaram e comemoraram, na manhã desta sexta-feira (10-08), a inauguração da creche municipal Tertuliana Maria de Arruda Souza, conhecida como “Mãe Nhara”.
 

A unidade, que começa a funcionar a partir de segunda-feira (13-08), atenderá 70 crianças, que receberão acompanhamento de Técnicas em Desenvolvimento Infantil (TDI’s) em uma estrutura nova e de qualidade, atendendo as necessidades dos profissionais e, além disso, tranquilizando os pais e responsáveis, que agora podem ir trabalhar despreocupados por saberem que seus filhos estão em um local seguro e com profissionais competentes. 

“Antes eu tinha que pagar babá para poder trabalhar, mas agora eu vou ficar menos preocupada, porque sei que ele vai estar sendo bem cuidado. Também não vou mais precisar gastar com babá. Isso vai me ajudar muito”, conta Rayelli da Silva Ribeiro, mãe de Cauan, de apenas dois anos. 

Esta obra é resultado de uma ação mitigadora do Grupo André Maggi que, em maio de 2011, construiu sua sede na avenida Dr. Hélio Ribeiro da Silva, ao lado do complexo do Centro Político Administrativo. O projeto original desta nova sede não chegaria a 10 mil metros quadrados, mas foram acrescentados mais 1,4 mil metros à obra. 

Dessa forma, para compensar os impactos causados à comunidade, foi firmado um termo de compromisso entre o Grupo e a Prefeitura de Cuiabá, que previa a construção de uma creche no bairro Alvorada, de acordo com o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e Relatório de Impacto de Vizinhança (EIV), apresentados na época, e necessários para a regularização de tal empreendimento. 

O diretor operacional do grupo AMaggi, Jorge Zanata, agradeceu o apoio do prefeito Francisco Galindo. “Agradeço o apoio do prefeito, que teve um papel muito importante para o sucesso desse empreendimento, que agora irá atender estas crianças”, disse. 

Sob a administração da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), a unidade inaugurada hoje conta com duas salas, equipadas com ar-condicionado, armários, televisão e brinquedos. A creche conta ainda com cozinha, refeitório com ar-condicionado, banheiros feminino, masculino e para crianças com necessidades educacionais especiais, além de um pátio gramado, que poderá ser utilizado para o desenvolvimento de algumas atividades ao ar livre. 

“Esta creche era esperada há muito tempo. A comunidade está muito feliz e nós vamos fazer de tudo para agradar a todos, com muita força, muita garra e muito trabalho”, diz a diretora da creche, Zenaide da Conceição Arruda. 

Na ocasião, o prefeito de Cuiabá cumprimentou e agradeceu todos os envolvidos nesta obra, lembrando a participação do ex-secretário de Educação, Permínio Pinto Filho, que acompanhou o processo de construção da creche. “Agradeço a família Maggi, que investiu na educação de Cuiabá. Com apoio e coerência naquilo que estamos fazendo, vamos continuar caminhando em um rumo de disciplina. A educação das nossas crianças é responsável pelo futuro da nossa cidade, e é por isso que devemos continuar lutando por estas melhorias”. 

Além disso, o prefeito destacou as construções dos 23 novos Centros de Educação Infantil, que irão dobrar o número de atendimentos, que hoje gira em torno de 6 mil. 

O secretário municipal de Educação, Silvio Fidélis, pontuou a importância de medidas compensatórias como esta. “Vejo que o empenho de todos nesta medida é um grande avanço. Até o dia 31 de dezembro estarei à frente da Secretaria Municipal de Educação, e nós queremos consolidar a nossa política de educação infantil, para que este trabalho tenha uma sequência nos próximos anos, e que ações como esta continuem acontecendo, melhorando o futuro das nossas crianças”. 

Homenagem 

O nome da creche homenageia a senhora Tertuliana Maria Arruda Souza, conhecida como mãe Nhara – primeira mãe “crecheira” do antigo bairro Quarta-Feira, atual bairro Alvorada. Dedicada, criou 16 filhos, dando a cada um deles muito amor e carinho, mas principalmente uma base sólida, construída por meio de valores humanos, essenciais para a formação de um cidadão de bem. 

Mãe Nhara era uma líder das causas sociais, religiosas e familiares. Um dos filhos da homenageada, e servidor da SME, José Sebastião Arruda Souza, o Zezinho, como é chamado pelos colegas de trabalho, se emocionou e agradeceu pela homenagem prestada a sua mãe, que faleceu em 1995. “Eu e minha família agradecemos pela escolha do nome de minha mãe, que foi uma representante popular. Queremos que esta creche tenha como prioridade, antes de tudo, as crianças. Todos os profissionais, lotados nesta unidade, tem como obrigação somar na educação das crianças do bairro Alvorada”. 

O evento contou com a presença da secretária adjunta de Educação, Cilene Antunes Maciel; do secretário municipal de Cultura, Luiz Poção; secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Márcio Puga; Joelson, representando o vereador Antônio Fernandes, que também trabalhou por esta conquista; do administrador da regional Oeste, Carlos Roberto Vieira; do vice-presidente da Associação de Moradores do bairro Alvorada, Erenite Júnior, bem como a de representantes do poder Judiciário, diretores da SME, servidores da Educação, e a comunidade em geral.