Educação /

24 de Agosto de 2012 15h55

Comitiva acompanha prefeito e secretário de Educação em reformas de unidades escolares

24/08/2012

Tharyana Durigon-3645-6578

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, e o secretário municipal de Educação, Silvio Fidélis, realizaram na manhã desta sexta-feira (24-08) uma série de visitas às escolas que estão passando por reformas.

O itinerário contou com a presença de uma comitiva de jornalistas, que acompanharam Galindo com o intuito de conhecerem melhor, e de perto, as intervenções que estão sendo realizadas e os motivos reais de cada uma delas.

Na ocasião, foram visitadas as seguintes Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb’s): Tereza Lobo, Dejani Ribeiro, José Luis Borges Garcia, 12 de Outubro, e um Centro de Educação Infantil, que está em construção no bairro Pedra 90, e tem entrega prevista para o final de setembro.

No momento, 22 instituições municipais de ensino já estão passando por reformas gerais, sendo 20 escolas e duas creches, que recebem atenção especial na reconstituição de telhados, parte elétrica e forro, que na época de final de ano, causavam transtornos em algumas unidades em virtude da chuva. “Quando chovia, as salas alagavam e a cozinha também. Agora vai ficar bem melhor trabalhar na nossa escola, e os alunos também estão bem contentes”, afirma a Técnica em Nutrição Escolar (TNE), Margareth Cardoso dos Santos.

O prefeito esclareceu para a imprensa todas as dúvidas, envolvendo modificações no orçamento inicial, prazo de término, investimentos, qualidade no serviço, entre outras. “Vocês estão tendo a oportunidade de presenciar estas reformas e ver que são reparos gerais mesmo, que vão melhorar muito a qualidade do ensino oferecido.”, destaca Galindo.

A previsão é de que até o final do ano 38 unidades recebam este tipo de obra, que está sendo executada com recurso próprio da prefeitura de Cuiabá, e tem deixado profissionais e alunos entusiasmados. “Essa escola nunca tinha recebido uma reforma tão grande quanto esta. Toda a comunidade está feliz, as crianças estão contentes porque vão ter um ambiente muito mais bonito e confortável. E os pais entendem que este período de readaptação que estamos passando durante as obras, valerá muito à pena”, diz a diretora da Emeb 12 de Outubro, Clarina Tércia de Almeida, que também está satisfeita com a colocação da unidade no último Ideb, divulgado recentemente, no qual obteve nota 5.6 – meta prevista para o ano de 2017.

Galindo pontuou, ainda, os investimentos em novas mobílias e aparelhos tecnológicos, que vêm agregar de forma significativa os avanços da educação da capital. “A partir do momento em que proporcionamos melhor qualidade na infraestrutura, e os mestres dão qualidade de ensino, o resultado é positivo. E é isso que nós estamos fazendo, investindo em reformas, aparelhos de ar-condicionado, lousas digitais, “tablets” e conjuntos escolares, para que o profissional tenha mais vontade de trabalhar e o aluno mais vontade de aprender”.

Centros de Educação Infantil

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), já inaugurou o Centro de Educação Infantil Leonel Brizola, no bairro Liberdade, no início deste ano. No total, serão construídas mais 22 unidades como esta, que são resultado de uma parceria do Governo Federal, junto à prefeitura de Cuiabá.

A previsão para este ano é de que até dezembro dez sejam entregues, sendo que os demais deverão ser construídos ao longo de 2013. Cada Centro de Educação Infantil atenderá 224 crianças de 4 meses à 5 anos e 11 meses. Esta ação aumentará 5.300 vagas para esta modalidade de ensino.