Educação /

19 de Março de 2012 08h35

Comissão visita escolas que serão reformadas em abril

19/03/2012

Tharyana Durigon-SME-3645-6578

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Cuiabá inicia nesta segunda-feira (19-03) visitas em 30 escolas, três creches e em uma quadra (de uma unidade de ensino da zona rural) que passarão por reformas a partir de abril. As visitas se estendem até 30 de março. A reforma das unidades escolares e creches de Cuiabá foi uma determinação do prefeito Francisco Galindo.

Para que os reparos sejam feitos com segurança, sem prejudicar o andamento do ano letivo e preservando os equipamentos e materiais, foi organizada uma comissão, coordenada pela secretária adjunta de Educação de Cuiabá, Cilene Antunes Maciel, que junto com a equipe da diretoria de Ensino, Redimensionamento, Planejamento, e Infraestrutura da SME, viabilizarão o que for necessário para o início das reformas.

“Temos que viabilizar um espaço para acomodar os alunos em rotatividade no período da reforma. No momento em que a obra começar, a escola deve estar com um espaço adequado para receber estes alunos e, ao mesmo tempo, mudar de lugar os equipamentos para que eles sejam preservados. Assim é possível garantir que o ano letivo continue, e que os equipamentos estejam em ordem quando a reforma for concluída”, destaca Maciel.

Em algumas unidades será feito apenas o deslocamento de bloco. Ou seja, salas que atendem a parte administrativa de uma escola, por exemplo, poderão ser utilizadas como sala de aula, enquanto é feita a reforma em um pavilhão de sala.

Já nas escolas que não têm espaço, os alunos serão atendidos em locais cedidos por centros comunitários, em quadras, ou em salões de igrejas que serão alugados. Organizando-se dessa forma, nenhuma das escolas terá que prorrogar o calendário escolar.

Na medida em que forem realizadas estas visitas, cada unidade terá que preencher um quadro de assinaturas, pois este processo deverá ser acompanhado não só pela equipe gestora, mas por presidentes de bairro e de Conselho.

A previsão é de que as reformas se iniciem em abril e sejam concluídas em, aproximadamente, 120 dias.