/

13 de Fevereiro de 2012 11h56

Centro de Educação Infantil do bairro Liberdade será inaugurado nessa terça-feira

13/02/2012

Waldemir Felix-Secom Cuiabá (65) 3645-6054/9648-27

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, e o secretário Municipal de Educação, Perminio Pinto Filho, entregam nesta terça-feira (14-02), o Centro de Educação Infantil Leonel de Moura Brizola, no Bairro Liberdade, região do Coxipó da Ponte.

A obra integra um conjunto de 11 centros que estão sendo construídos em Cuiabá através de programa desenvolvido em parceria entre a Universidade de Brasília (UNB), e o Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com recursos financiados pelo programa Proinfância.

A inauguração está marcada para as 10 horas. O Centro de Educação Infantil começa a funcionar de imediato, atendendo um total de 224 crianças de zero a 5 anos e 11 meses, divididos no sistema Creche I (0 a 18 meses), Creche II (18 meses até 3 anos), Creche III (3 anos até 4 anos) e Pré-Escola, que atende as crianças na faixa etária de 4 até 5 anos e 11 meses.

Além da unidade que beneficia o Bairro Liberdade estão sendo construídos outros 10 Centros de Educação Infantil que atenderão as comunidades dos seguintes bairros: Passaredo, Pedra 90, Paiaguás, Nova Esperança, Real Parque, Centro América, Jardim Aroeira, 1º de Março, Três Barras e outra unidade no Pedra 90, que é uma das regiões mais carentes em atendimento na educação infantil.

O secretário Perminio Pinto Filho ressalta que, além da inauguração nesta terça-feira do Centro de Educação Infantil do Liberdade, outras três unidades (Passaredo, Pedra 90 e Paiaguás), serão entregues até o final do ano. E os demais no próximo ano. O secretário destaca ainda que a construção de outros 14 centros já ficou definida junto ao governo federal, o que acabará como déficit de vagas para a educação infantil na Capital.

As edificações dos centros de educação infantil oferecem toda estrutura necessária para o atendimento das crianças. Os prédios serão divididos em setor administrativo, bloco de serviços, bloco pedagógico e bloco multiuso. O segmento pedagógico terá duas salas para cada faixa etária, totalizando oito salas, além de espaço para leitura e informática, repouso, alimentação e outros espaços onde as crianças desenvolverão suas atividades durante o tempo em que permanecerem nos Centros de Educação Infantil.