Educação /

02 de Outubro de 2013 15h33

Candidatos nas eleições 2013 para gestores escolares participam de ciclo de estudo

02/10/2013

Rosane Brandão

Os 276 candidatos ao pleito 2013 das eleições para gestores de creches e escolas da rede municipal de Cuiabá estão participando esta semana (de 30/09 a 05/10) de um Ciclo de estudo para formação com foco na prática pedagógica e administrativa do contexto escolar.

Durante os seis dias de formação os candidatos a diretores de creche e escola, coordenador pedagógico e secretário escolar participarão de várias palestras que vão ajudá-los na gestão administrativa e pedagógica da unidade escolar de forma ética, participativa e com responsabilidade.

Segundo a secretária-adjunta de educação de Cuiabá, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, a participação dos candidatos no ciclo de estudos é obrigatória. “Os candidatos precisam ter 100% de participação nessa formação para que possam se habilitar para a próxima etapa do processo eleitoral, que será a prova escrita no dia 8 de outubro”.

Antes de assumir o posto de secretária-adjunta, Marioneide Angélica atuou como diretora de escola por 14 anos. “Sei muito bem como é gerir uma escola e sei que não é fácil. É preciso se dedicar o tempo todo e, para realizar um bom trabalho, é importante entender que o maior patrimônio da escola é o aluno”.

A secretária-adjunta destacou que a política educacional de Cuiabá será conduzida de forma ética e transparente. “A eleição escolar é um processo democrático, pois toda a comunidade pode participar, e esse com certeza é o melhor caminho para garantir que nossas crianças tenham um ensino de qualidade”, completou a secretária.

A abertura do ciclo de estudos ocorreu na segunda-feira no hotel fazenda Mato Grosso com a palestra do promotor de justiça da 14ª Promotoria da Infância e Juventude de Cuiabá, José Antônio Borges. Ele falou sobre o papel do gestor frente ao que preceitua o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“Conforme a Constituição Federal, a criança e o adolescente têm absoluta prioridade nesse país. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”, destacou o promotor ao recordar o artigo 227 da Constituição Federal.

Segundo o promotor, o gestor escolar tem que ter muita sensibilidade para lidar com situações que envolvam crianças e adolescentes, principalmente para detectar certos problemas, como a exploração sexual, agressão física e evasão escolar. “É preciso estar atento a essas situações e sempre denunciar aos conselhos tutelares”.

Na terça e quarta-feira (1 e 2) o ciclo de estudo foi realizado na escola municipal Maria Dimpina, com salas separadas por formação com diferentes temáticas.

Nesta quinta-feira (3) os candidatos a diretores de escola e de creche e secretários escolares participarão da palestra “Planejamento Orçamentário e a responsabilidade dos gestores frente aos recursos públicos”, proferida pelo conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE), Valter Albano. A palestra será realizada no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Já os candidatos a coordenadores pedagógicos das escolas vão assistir nesta quinta-feira a palestra “Política Educacional do Município”, na escola Maria Dimpina.

Na sexta-feira e no sábado o ciclo de estudos ocorrerá na escola Maria Dimpina. Com a finalização dos estudos para todos os candidatos.

 

Conforme destacou o coordenador de Gestão e Legislação da Secretaria Municipal de Educação (SME), José Sebastião Arruda, toda a equipe da SME está trabalhando para assegurar que esse processo eleitoral ocorra rigorosamente de acordo com a lei. “Esperamos que esse pleito seja renovador e que essa nova geração de gestores faça o melhor para sua comunidade escolar”.

A eleição para diretor escolar e de creche, coordenador pedagógico e secretário escolar serão realizadas no dia 29 de novembro, das 6h30 às 18h30 nas creches e das 8h às 18h, nas escolas com dois turnos de funcionamento, e das 8h às 20h nas escolas com três turnos.