/

18 de Novembro de 2013 15h57

Caminhada pela Paz reúne mais de 300 pessoas

18/11/2013

Rosane Brandão

Cerca de 300 pessoas participaram na última sexta-feira (15) da Caminhada pela Paz, promovida pela Escola Municipal de Educação Básica Augusto Mário Vieira, região do Carumbé. O evento, que já está em sua 15° edição, reuniu alunos, professores e a comunidade em geral em um ato que percorreu as principais ruas do bairro Campo Verde.

Conforme a diretora da unidade escolar, Lídia Santana, a ideia de se fazer algo em prol da paz surgiu há 15 anos, época em que o bairro figurava entre os mais violentos de Cuiabá, registrando os maiores índices de criminalidade.

“A nossa escola era rodeada por bocas de fumo e traficantes. Nós chegamos a presenciar a morte de alguns alunos com idade entre 14 e 17 anos, todos envolvidos com o mundo das drogas. Nós como educadores não poderíamos deixar essa situação perdurar por mais tempo”, explicou a diretora, lembrando que foi a partir daí que a escola criou um projeto para trazer a comunidade para dentro da escola.

“Nós entendemos que a paz é uma construção possível e nosso projeto visa a realização de palestras sobre o tema durante todo o ano. Essas palestras são direcionas não só aos alunos, mas para toda a comunidade escolar. A caminhada é a culminância desse trabalho”, acrescentou a diretora.

Para o secretário de Educação de Cuiabá, Gilberto Gomes de Figueiredo, a iniciativa não se resume apenas em promover a paz dentro das escolas, mas sim em toda a cidade. “Quando a criança leva para sua casa e sua comunidade esse espírito de paz, tudo conspira a favor e o que queremos é ter uma cidade promissora, onde as pessoas convivam em harmonia”.

Este ano o tema que estampou a camiseta, usada pelos participantes na caminhada, foi feito por um aluno de apenas 6 anos de idade. Henrique Souza participou de uma gincana de desenhos e teve seu trabalho selecionado pelos próprios alunos e professores. “Eu sonho com a paz”, disse Henrique, explicando o seu desenho em que mostra um garotinho dormindo.

A mãe de Henrique, a técnica de saúde bucal, Vânia Magalhães Souza, participou da caminhada e elogiou a iniciativa da escola. “Eu não poderia deixar de prestigiar um evento tão importante para a nossa comunidade”.

A dona de casa Flora Tomicha também fez questão de acompanhar seu filho, de 7 anos, na caminhada. Ela diz que participa do evento há vários anos e confirma que a iniciativa tem dado resultados positivos para o bairro. “Percebemos que o bairro ficou mais calmo com menos casos de violência, por isso faço questão de sempre estar presente”.

O evento foi encerrado com uma missa celebrada pelo padre Gabriel.