/

06 de Junho de 2013 15h36

Caminhada no Coxipó do Ouro resgata processo de colonização de Cuiabá

06/06/2013

Rosane Brandão - 3645-6578

A escola municipal do campo Nossa Senhora da Penha de França, do Distrito do Coxipó do Ouro, realiza nesta sexta-feira (07), a VII “Caminhada por nossas raízes”. A concentração será na praça da Vila Coxipó do Ouro, às 7h30.

Nessa região, onde iniciou  o processo de colonização de Cuiabá, viviam os indígenas Coxiponé, integrantes do povo Bororo.

De acordo com o diretor da escola, Ednilson Albino de Carvalho, o percurso será de seis quilômetros e, além de atravessar o rio Coxipó, os participantes passarão por locais históricos, como as ruínas da fábrica de pólvora, construída pelo governo imperial no século 19. Outro ponto histórico a ser visitado será o túmulo do presidente de Mato Grosso, coronel Antonio Paes de Barros (Totó Paes), que foi assassinado nas imediações da fábrica em 1906.

“Vamos relacionar a história com o meio ambiente. As trilhas apresentam as principais características do bioma cerrado e têm as marcas do processo de colonização de Cuiabá”, informou o diretor.

Os participantes receberão orientações de como proceder quando estiverem percorrendo o caminho. Segundo o diretor, as trilhas são patrimônios da comunidade e têm por finalidade conservar os aspectos naturais e culturais de uma região. Portanto, os animais, plantas, rochas, frutos e sementes, encontrados no percurso, fazem parte do ambiente e não devem ser retirados.

Outra orientação da escola é que lixo produzido pelos caminhantes seja coletado e depositado em local apropriado e que nenhum participante ofereça comida aos animais.

A caminhada vai encerrar no campo de instrução do exército, por volta das 12h.