Educação /

03 de Abril de 2012 09h10

Caminhada contra a dengue homenageia os 293 anos de Cuiabá

03/04/2012

Giovania Teixeira Duarte - (65) 3645-6578


Para comemorar os 293 anos de Cuiabá, alunos e professores da rede municipal de ensino da capital, além de representantes de diversas entidades, realizam nesta quarta-feira (04-04), a partir das 7h30, uma ação de cidadania por meio da “1ª Caminhada Agente Mirim de Combate à Dengue é coisa séria, sim Senhor!”. A concentração será na Praça Alencastro e a chegada na Praça Santos Dumont.

O evento é promovido pela Secretaria de Educação de Cuiabá (SME) em parceria com o Ministério Público, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e TV centro América, com o objetivo de sensibilizar a sociedade cuiabana sobre a importância da educação ambiental por meio de ações que amenizem as consequências causadas pelo mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.

A caminhada é uma ação do projeto “Agente Mirim de Combate à Dengue é coisa séria, sim Senhor”, implementado em 2010 pela Secretaria de Educação da capital, que possibilita a estudantes do município, de cinco a 14 anos, a oportunidade de conhecer, aprender e participar diretamente do combate à doença por meio de visitas e cadastro de imóveis, levando informação e orientação aos moradores do entorno da própria residência do aluno.

O projeto é dividido em duas fases. Na primeira, os estudantes visitam residências e sensibilizam os moradores para o combate aos possíveis criadouros do mosquito. O imóvel cadastrado recebe um adesivo, em um lugar visível, com a inscrição “Vistoriado pelo Agente Mirim contra a Dengue”. A outra etapa será a realização de um concurso de redação e produção de desenhos acerca do tema.

A caminhada pretende mobilizar cerca de três mil pessoas.