/

13 de Junho de 2012 12h19

Câmara de Cuiabá reconhece trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Educação

13/06/2012

Tharyana Durigon - SME (65) 3645-6578

 

A Câmara de Vereadores de Cuiabá reconheceu nesta quarta-feira (13/06) o bom trabalho que tem sido desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), com a entrega de uma Moção de Aplausos ao secretário da pasta, Permínio Pinto Filho.

O autor da Moção de Aplausos, o vereador Clovito Hugueney, elogiou a atuação da Secretaria. Na solenidade de entrega, o vereador parabenizou o secretário Permínio Pinto Filho pela forma com que conduz as ações na SME. “Permínio, ninguém na Câmara fala mal da sua gestão. Você e sua equipe trabalham pela legalidade e merecem ser reconhecidos.”

A SME tem realizado um trabalho focado na melhoria do atendimento às crianças e alunos da rede municipal de ensino em diversos segmentos, envolvendo programas de formação continuada para professores e gestores, investimentos na infraestrutura a fim de proporcionar uma rotina escolar mais qualificada, entre outros projetos.

As iniciativas e recursos implantados, junto ao comprometimento dos servidores que se dedicam de forma séria e acreditam na importância e no crescimento que cada mudança traz às unidades escolares e creches da capital, resultam em reconhecimento.

O ensino público municipal de Cuiabá conta hoje com o segundo maior salário pago aos professores – R$2.729,50, valor que se torna mais relevante quando os educadores percebem que há também uma preocupação com a unidade em que trabalham, o que fica nítido por meio dos programas, projetos e acompanhamentos que cada um desenvolve dentro de seu devido setor.  

O Educa Mais, por exemplo, uma das principais ações da Educação, faz parte de 62 das 94 escolas da rede municipal de ensino, e a partir do segundo semestre de 2012, 80 unidades contarão com o programa de escola em tempo integral. O projeto oportuniza o acesso dos alunos da rede às atividades educativas, culturais e esportivas na escola, no período inverso em que estudam. Isso possibilita ao aluno uma frequência diária na unidade escolar de sete horas e meia.

Já o “Escola com Saúde”, implantado em 2008 e que já abrange todas as escolas e creches da rede municipal de ensino, contribui para a formação integral dos estudantes das unidades, tendo como principal objetivo promover a saúde dos alunos, os quais passam por avaliação médica, nutricional, oftalmológica, e recebem orientação psicológica, pedagógica, e de higiene pessoal e ambiental. No que diz respeito a responsabilidade social, o projeto “Agente Mirim de Combate à Dengue é coisa séria sim, Senhor”, implementado em 2010 pela SME, já envolve 3 mil alunos do município em prol da luta para acabar com os focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

Infraestrutura

No que diz respeito à infraestrutura das unidades, o prefeito Francisco Galindo autorizou reformas em 74 unidades de ensino da capital. Na primeira etapa, que se inicia neste mês, 38 unidades passarão por intervenções, totalizando um investimento de R$5.898,486,30, que serão destinados a reparos gerais, melhorando a infraestrutura oferecida aos educadores e às crianças, o que facilita o trabalho e o desenvolvimento das atividades dentro das unidades. Vale ressaltar, ainda, a construção dos 23 Centros de Educação Infantil na capital, que irão gerar 5.152 novas vagas, que atenderão a primeira infância e pré-escola.

Equipe

Após receber a Moção, o Secretário agradeceu o vereador e parabenizou a equipe presente. “Realmente o sucesso do que desenvolvemos aqui é resultado do esforço de todos os servidores da Secretaria, que são comprometidos em melhorar o atendimento oferecido às crianças, aos alunos e às famílias.”

A cerimônia contou com a presença da secretária adjunta de Educação, Cilene Antunes Maciel; do diretor de Gestão Educacional, Gilberto Fraga Melo; diretor de Planejamento e Orçamento, Mário Márcio Araújo Santos; diretor Administrativo e Financeiro, Nilton Valadão; do diretor de Infraestrutura, Ivan Salles Garcia; da diretora de Gestão de Pessoas, Dilma Alves, entre outros membros da SME.