/

04 de Outubro de 2012 17h06

Bibliotecas Saber com Sabor recebem doações de obras regionais

04/10/2012

Giovania Teixeira Duarte - (65) 3645-6578

As sete unidades da Biblioteca Saber com Sabor, mantidas pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), receberam na semana passada doação de livros da Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça, por meio de uma parceria com as editoras Entrelinhas, Central de Texto e Aroé. A ação é integrante das comemorações pelos 100 anos da Biblioteca, que acontece este ano, com atividades destinadas aos diversos públicos.

Cada espaço receberá 107 obras de autores regionais, como Moisés Martins, Vicente Paulo, Luciene Carvalho, Ivens Cuiabano, Antônio Sodré e Elizabeth Madureira, totalizando 749 exemplares.

Saber com Sabor

A primeira unidade da Saber com Sabor foi a Clóvis Cardozo, inaugurada em 2001 pela prefeitura de Cuiabá. Outros seis bairros da capital (Santa Isabel, Pedregal, Dom Aquino, Pedra 90, Cidade Verde e Osmar Cabral) também contam com a bilbioteca, gerenciadas e mantidas pela SME. Além do ônibus itinerante, que circula pelas diversas regiões cidade.

Atualmente as unidades contam com terminais de acesso à internet e algumas já estão climatizadas. O acervo chega a 58 mil livros nas áreas de literatura infantil, infanto-juvenil, mato-grossense, clássica e estrangeira, além de revistas, gibis, livros didáticos e dicionários.

Informatização

Em setembro deste ano as bibliotecas passaram a informatização do acervo de livros em um banco de dados com a finalidade tornar o ambiente mais moderno, facilitar o trabalho dos profissionais e o acesso e procura dos leitores por obras literárias.

A adaptação também agilizará os serviços prestados à comunidade, além de proporcionar a formação continuada aos Técnicos em Multimeios Didáticos (TMD’s), que será realizada em parceria com a coordenadoria de Formação da Secretaria Municipal de Educação (SME).

A expectativa é que até dezembro todas as bibliotecas comunitárias “Saber com Sabor” estejam informatizadas e os servidores capacitados para o atendimento.