/

13 de Dezembro de 2011 16h45

Bibliotecas “Saber com Sabor” comemoram 10 anos com homenagem a idealizador

13/12/2011

Giovania Teixeira Duarte - SME - 3645-6578/9204-83


A Praça Clóvis Cardozo, no centro de Cuiabá, amanheceu movimentada nesta terça-feira (13-12) com as comemorações de 10 anos de incentivo à leitura das bibliotecas comunitárias “Saber com Sabor”.

O espaço foi o escolhido para a celebração porque abriga a primeira unidade, inaugurada em 2001 pela prefeitura de Cuiabá. O objetivo do projeto é oportunizar o acesso gratuito à leitura a comunidade da capital.

Outros sete bairros da capital (Santa Isabel, Pedregal, Dom Aquino, Pedra 90, Cidade Verde e Osmar Cabral) também contam com a “Saber com Sabor”, gerenciadas e mantidas pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Além do ônibus itinerante, que circula pelas diversas regiões cidade.

Homenagens

A programação deste ano, contou com a homenagem ao idealizador dos espaços, Carlos Alberto Reyes Maldonado, na época secretário de Educação de Cuiabá, e também à primeira coordenadora das bibliotecas, professora Creuza Guimarães.

Durante a solenidade, a secretária Adjunta de Educação, Cilene Maciel, destacou a contribuição dos homenageados para as escolas e para a comunidade cuiabana. “O incentivo à leitura é um dos grandes legados que podemos deixar para a sociedade. O trabalho realizado hoje pelas bibliotecas é referência para outros municípios e estados. Por isso, queremos dizer muito obrigado ao Maldonado e aos demais gestores que o sucederam e que fortaleceram essa iniciativa, oferecendo suporte a esses ambientes”.

Agradecimento

Na oportunidade, o ex-secretário disse estar gratificado pela oportunidade de celebrar 10 anos das bibliotecas e agradeceu a todos os que contribuíram para a ampliação dos ambientes que, na opinião dele, são fraternos e acolhedores. “Os livros são nossos guias, são indagações, possibilidades, mas temos que brigar pela superação das verdades proclamadas e buscar a nossa própria verdade”, ponderou.

A primeira coordenadora das bibliotecas lembrou os diversos eventos realizados na praça e da possibilidade de levar a experiência do projeto para outras regiões. “O Brasil hoje conhece a Saber com Sabor. Divulgar esse trabalho me deixou muito feliz. Agradeço também ao secretário Permínio pelo incentivo e credibilidade que ofereceu às bibliotecas”.

Para a atual gestora das bibliotecas, professora Edvair Pereira Alves, a população é a maior beneficiada com os espaços que oferecem acesso à leitura, cultura, arte e lazer. “A leitura é alimento para o espírito e a cabeça, pois abre as portas do universo, da imaginação. Isso pode mudar a história de uma pessoa”, diz ela.

Evolução

Atualmente as unidades contam com terminais de acesso à internet e algumas já estão climatizadas. O acervo chega a 58 mil livros nas áreas de literatura infantil, infanto-juvenil, mato-grossense, clássica e estrangeira, além de revistas, gibis, livros didáticos e dicionários.

Segundo a primeira dama do município, Norma Sueli Galindo, também presente ao evento, no próximo ano, além das diversas obras disponíveis, o ônibus itinerante terá como novidade, cinema que circulará pelas regiões da capital. “É por meio da educação que faremos a diferença. Sou uma admiradora do trabalho realizado pelos educadores do município. Contem conosco para a ampliação e aprimoramento desse trabalho”.

Programação

A comemoração se estende até quarta-feira (14-12) e também conta com feiras de doação e troca de livros, oficinas de contação de histórias e recital de poesias.

Outra atração do encontro será a participação de escritores mato-grossenses como Moisés Martins, Vera Capilé, Lorenzo Falcão, Carmem Cinira Siqueira e Pedro Félix, que apresentarão e discutirão suas obras.

A comemoração é aberta a toda comunidade e pretende mobilizar alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino.

Também estiveram presentes no evento o secretário municipal de educação, Permínio Pinto Filho, o diretor de Gestão Educacional, Gilberto Fraga, a presidente da Associação dos Amigos da Biblioteca, jornalista Alecy Alves, o vereador Edivá Pereira Alves, a presidente do Sintep/Cuiabá, Helena Maria Bortolo e a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Regina Lúcia Borges Araújo.

Mais informações pelo telefone: (65) 9206-0492.