/

23 de Março de 2012 14h08

Bibliotecas de Cuiabá "Saber com Sabor" recebem livros destinados a deficientes visuais

23/03/2012

Tharyana Durigon-SME-(65) 3645-6578

As bibliotecas públicas comunitárias de Cuiabá, “Saber com Sabor”, foram contempladas, por meio de uma parceria da fundação Dorina Nowill e do Instituto Votorantim, com livros destinados ao público infanto-juvenil que tenha baixa visão ou deficiência visual.

O projeto “Biblioteca Amiga do Leitor com Deficiência Visual” distribuiu, neste mês de março, livros infantis para 5 mil bibliotecas, organizações e escolas de todo o país. Em Cuiabá, as bibliotecas “Saber com Sabor” agora contam com material de histórias em Braille e letras em alto relevo, promovendo a inclusão social no ensino municipal. O primeiro kit chegou em dezembro de 2011, e no início do mês de março as bibliotecas receberam mais um kit com dez novos títulos de livros voltados à este público.

É a primeira vez que a “Saber com Sabor” tem acesso a livros destinados a estas crianças, oferecendo à comunidade a oportunidade de ter contato com a leitura em Braille. Além de ler na própria biblioteca, quem tiver interesse em praticar a leitura em casa, basta levar os documentos pessoais e um comprovante de residência para efetuar o cadastro na biblioteca.

Atualmente, há 18 crianças com deficiência visual ou baixa visão na rede municipal de ensino de Cuiabá. “A biblioteca fará uma integração entre as escolas, para apresentar este material e incentivar a importância da alfabetização em Braille, para que as crianças com deficiência visual das escolas públicas conheçam e saibam que este material está à disposição delas e de suas famílias”, destaca a coordenadora das bibliotecas, Edvair Pereira Alves.

Cuiabá conta com sete bibliotecas públicas comunitárias, e cada uma delas terá a disposição dez exemplares deste material. As bibliotecas “Saber com Sabor” estão distribuídas nos seguintes pontos de Cuiabá: Praça Clóvis Cardozo; nos bairros Santa Isabel, Dom Aquino, Pedra 90, Pedregal, Osmar Cabral, e Cidade Verde. No total, são 58 mil exemplares disponíveis à população, destinados a literatura infantil; infanto-juvenil; brasileira, estrangeira e mato-grossense; enciclopédias; gibis; revistas; jornais; entre outros.

Escola Inclusiva

Nas escolas municipais, os alunos com deficiência visual têm atendimento especializado na sala de recursos multifuncionais, recebendo acompanhamento de professores especialistas, os quais orientam o professor do ensino comum. O atendimento a estas crianças é realizado em parceria com o Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (CASIES), que disponibiliza junto ao Ministério da Educação (MEC) todo o material necessário para as salas multifuncionais.

“Hoje, nós temos 43 salas de recurso multifuncional. Não são todas as escolas que têm essas salas, mas se um aluno com deficiência estuda em uma unidade que não disponibiliza este atendimento, ele pode ser encaminhado a uma que ofereça o atendimento especializado.”, ressalta a líder da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SME), Rejane Magalhães Silva.

Este acompanhamento é gratuito e acontece de duas a três vezes na semana. A rede municipal de ensino já conta com 60 professores especializados nas escolas e seis em creches, que acompanham as crianças, não só com limitações visuais, mas também motoras, auditivas, mentais, entre outras.