Educação /

03 de Setembro de 2012 16h01

Bibliotecas comunitárias "Saber com Sabor" lançam informatização de acervo de livros

03/09/2012

Tharyana Durigon - 3645-6578

No último sábado (01/09), a biblioteca comunitária “Saber com Sabor”, da praça Clóvis Cardozo, realizou um coquetel de lançamento do projeto de informatização do acervo de livros em base de dados.

Esta ação tem como finalidade tornar o ambiente mais moderno, facilitar o trabalho dos profissionais e o acesso e procura dos leitores por obras literárias. Além disso, irá dinamizar o processo dos serviços prestados à comunidade, bem como proporcionar a formação continuada aos Técnicos em Multimeios Didáticos (TMD’s), que será realizada em parceria com a coordenadoria de Formação da Secretaria Municipal de Educação (SME).

 

“Desde que assumi as bibliotecas em 2010, tenho essa vontade de informatizar o nosso acervo. Agora eu conto com a dedicação e paciência de todos os nossos técnicos durante esse período de formação e mudanças”, destacou a coordenadora das bibliotecas, Edvair Pereira Alves.

 

A “Saber com Sabor” já se faz presente em oito bairros de Cuiabá: Santa Isabel, Dom Aquino, Pedra 90, Pedregal, Osmar Cabral, Cidade Verde, Centro, além do ônibus itinerante, que circula por diversas regiões da cidade, atendendo a população, mas que está passando por reformas no momento, para melhorar a estrutura oferecida.

 

Todas contam com espaço para atender a população em geral, disponibilizando livros, revistas e computadores com internet. Para poder utilizar os serviços das bibliotecas comunitárias, basta levar os documentos pessoais e um comprovante de residência para efetuar o cadastro.

 

“É importante que a população saiba que este espaço é público. E agora com esta informatização, o ambiente ficará muito mais moderno, tornando ágil o processo de cadastro e a procura pelo livro desejado”, disse a secretaria adjunta de Educação, Cilene Antunes Maciel.

 

Segundo a TMD Cristina Lúcia de Alencar, que atende na unidade da praça Clóvis Cardoso, cerda de 100 pessoas passam pela biblioteca diariamente, e com essa inovação trará inúmeros benefícios. “Agora o nosso trabalho vai ficar muito mais fácil, porque nós atendemos muitas pessoas todos os dias, e procurar nome por nome em fichas de papel era bem mais demorado”.

 

Até meados de dezembro todas as bibliotecas comunitárias “Saber com Sabor” deverão estar informatizadas e com os TMD’s devidamente formados e capacitados para tal atendimento.