Educação /

21 de Janeiro de 2014 17h05

Aula inaugural da rede municipal reúne mais de seis mil profissionais da educação

21/01/2014

Rosane Brandão

Muitas metas e desafios para a educação da rede municipal de Cuiabá em 2014, entre eles elevar o percentual de atendimento a crianças de 0 a 5 anos de idade. É o que destacou o secretário municipal de educação, Gilberto Figueiredo, nesta segunda-feira (20) durante a aula inaugural, realizada no Hotel Fazenda Mato Grosso.

O evento, que oficializou o início do ano letivo na rede municipal de ensino de Cuiabá, reuniu cerca de seis mil profissionais da educação, entre professores e técnicos das 146 unidades de ensino.

Conforme o secretário, a previsão para este ano é inaugurar 12 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS), com média de um por mês. O primeiro já tem data marcada e será no próximo dia 30 no bairro Pedra 90.

Ao todo serão 30 CMEIs entregues até 2016, sempre atingindo a média de um por mês. A construção dos CMEIs visa atender uma das metas do Plano Nacional de Educação, que é universalizar o atendimento da educação infantil para crianças de 4 e 5 anos até 2016 e atender 50% das crianças de 0 a 3 anos até 2020.

Outra meta prevista para a educação, conforme o secretário, é a realização de um novo concurso público ainda este ano. Para tanto, a Secretaria está fazendo o planejamento. “A previsão é que até o final do ano o processo seja finalizado e os aprovados estejam nomeados para assumirem as atividades no início do ano letivo de 2015”, informou o secretário, lembrando que cerca de 700 novos profissionais da educação tomaram posse este ano e já estão assumindo seus cargos.

A avaliação do Plano Municipal de Educação, que deve ser feita Pelo Fórum Municipal de Educação e finalizada no primeiro trimestre deste ano, também foi destacado pelo secretário. “Esse plano deveria ser avaliado em 2012, mas só agora está sendo feito”.

A secretária-adjunta, Marioneide Angelica Kliemaschewsk, destacou que os desafios também são grandes para o setor pedagógico e a Secretaria está investindo muito para fazer o diferencial e promover a inclusão social.

“A Política educacional precisa ser construída de forma que contemple três eixos: gestão, inclusão e formação”, enfatizou a secretária.

Segundo Marioneide, para ser um profissional da educação é preciso ter compromisso, persistência, solidariedade e, principalmente, respeito às diferenças. “A maior tarefa de um profissional da educação é fazer com que a criança sinta o prazer em aprender”, completou.

Na aula inaugural a professora Ivone Boechat, PHD em Psicologia da Educação e Mestre em Educação pela Univesidade Wisconsin-USA, proferiu a palestra “O repensar do currículo, da metodologia e avaliação na educação infantil e educação básica frente aos desafios e superação da aprendizagem”.

Também prestigiaram a cerimônia de abertura da aula inaugural o deputado Emanuel Pinheiro, os vereadores Adevair Cabral e Mario Nadaf, a presidente do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá, Regina Lúcia Borges, e representando o Sintep, o presidente João Custódio e Helena Bortolo.