/

27 de Setembro de 2012 12h18

Arquivos: Secretaria de Educação descarta primeiro lote de documentos

27/09/2012

Giovania Teixeira Duarte - (65) 3645-6578


Quatrocentos e noventa e três quilos e trezentos gramas de documentos da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) foram descartados ontem (26-09) nas dependências do setor de Arquivo e Documentação, localizado no bairro Boa Esperança.
 

A iniciativa foi respaldada pelo Artigo 9º da Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991, e teve como foco explicar a importância de uma eliminação consciente de documentos oficiais. 

Esta é a primeira vez que a SME realiza o procedimento e, ao invés de os papéis serem queimados, foram picotados e doados para Associação de Amigos da Criança com Câncer de MT - AACC-MT - instituição sem fins lucrativos, que atua desde 1999 no combate ao câncer infanto-juvenil. Atualmente a instituição possui 230 crianças cadastradas. 

Segundo a coordenadora do Arquivo Público da SME, Zilda Queiroz, o trâmite não representa a perda de documentos, pois, antes de serem descartados, os documentos foram digitalizados ou registrados em ata. “Todos os documentos têm prazo de validade e temos alguns aqui já com 17 anos de existência. Mesmo assim, segundo a legislação, temos que lançar um edital para informar a ação e isso foi feito”, explicou. 

Na oportunidade, o secretário municipal de educação, Silvio Fidélis, agradeceu a parceria com a AACC e afirmou que a estrutura física do Arquivo será reformada até dezembro. “Esse é o espaço que abriga a nossa história, a nossa memória. Por isso, deve receber a atenção devida”. 

Fidélis ainda lembrou que a digitalização dos documentos é um imperativo da sociedade moderna e que essa tem sido uma preocupação da atual administração. “Esse é um trabalho que permite agilidade no que se refere à questão documental. Parabéns ao que acreditaram nessa iniciativa”. 

A secretária adjunta de educação do município, Cilene Maciel, também presente ao evento, destacou a importância da ação e afirmou que a digitalização de documentos da SME deve ser uma preocupação de todos os setores da secretaria. ”Divulguem isso para continuarmos o trabalho que é da vida de todos nós. Precisamos viver no século XXI de fato”. 

Também participaram do ato o diretor de Gestão educacional da SME, Gilberto Fraga de Melo, a diretora de Ensino, Elenir Honório do Amaral, o diretor Administrativo e de Patrimônio, Odovaldo Forte Daltro, o diretor Geral Administrativo e Financeiro, Nilton Ribeiro Valadão, a diretora de gestão de pessoas, Dilma Alves da Silva, a diretora da AACC, Nair Francisca Damasceno, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Regina Lúcia Araújo, além de funcionários da SME e representantes das escolas municipais.