/

14 de Agosto de 2013 15h32

Apresentações culturais marcam abertura dos jogos escolares da Secretaria de Educação

14/08/2013

Rosane Brandão

Pelo menos quatro mil alunos da rede municipal de ensino participaram na terça-feira (13) da abertura dos jogos escolares 2013 da Secretaria Municipal de Educação, realizada no Ginásio Aecim Tocantins, no bairro Verdão.

A solenidade de abertura contou com apresentações culturais de alunos do Programa Mais Educação e da banda da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Ranulpho Paes de Barros.

A Emeb Francisco Pedroso da Silva, do bairro São Francisco, conquistou o público com uma belíssima apresentação de siriri; os alunos da Emeb 8 de Abril, do bairro Bela Vista, também arrancaram aplausos do público com a apresentação da ginástica rítmica.

Em seguida foi a vez dos alunos da escola Madre Marta Cerutti, do bairro Bela Vista, levantar o público com o xadrez dançante. As apresentações culturais foram fechadas pelo balé da copa, da escola Nossa Senhora Aparecida, do bairro Novo Colorado.

O secretário municipal de Educação, Gilberto Gomes de Figueiredo, prestigiou a abertura dos jogos e destacou a importância da prática esportiva nas escolas. “O esporte tem uma relação direta com a educação, por isso está inserido em nossas atividades complementares. Dessa forma estamos estimulando a presença do aluno por mais tempo na escola”, disse.

Conforme destacou Gilberto Figueiredo, a prefeitura está intensificando as ações de melhorias dos equipamentos esportivos em Cuiabá e a grande maioria deles está localizada em unidades escolares.  “Estamos construindo quatro quadras cobertas em escolas municipais e já programamos no Plano de Ações Articuladas (PAR) a cobertura e construção de novas quadras”, disse o secretário, acrescentando que esses espaços serão disponibilizados para a população praticar esportes, por meio do programa Escola Aberta.

O secretário municipal de Esportes e Cidadania, Carlos Brito, ressaltou que a atual gestão está promovendo várias ações de incentivo ao esporte e os jogos escolares fazem parte dessas ações. “O esporte é o caminho de formação do cidadão e promover esse tipo de evento é garantir um futuro melhor para essas crianças”.

Representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o deputado estadual Emanuel Pinheiro, disse que o mais importante desse tipo de competição é a confraternização e a busca pela saúde e o espírito de solidariedade. “É uma oportunidade de buscar novos talentos, descobrir crianças com vocação para o esporte e que possam representar Cuiabá lá fora”.

Os jogos começam amanhã (15) e seguem até o dia 4 de setembro. Ao menos 33 escolas da rede participam da competição, totalizando 1.200 alunos de 9 a 14 anos de idade.

Os alunos vão competir nas modalidades de futsal, voleibol, handebol, atletismo, bola queimada, base quatro, judô e xadrez.

O evento foi encerrado com uma partida de futsal entre as escolas Nossa Senhora da Penha de França e Antônia Tita.

O evento também contou com a presença do secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, dos secretários-adjuntos de Educação, Marioneide Kliemascheswsk, de Esportes e Cidadania, Mário Márcio Pécora, de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Misael Galvão, e de autoridades ligadas ao esporte.