/

18 de Abril de 2013 14h56

Apresentações artísticas e culturais marcam o Dia Nacional do Livro Infantil

18/04/2013

Giovania Teixeira Duarte - 3645-6578

A Praça Clóvis Cardoso, no centro de Cuiabá, amanheceu movimentada nesta quinta-feira (18) para comemorar ao Dia Nacional do Livro Infantil e de Monteiro Lobato.

O evento segue até sexta-feira (19) e é realizado pela coordenação das Bibliotecas Saber com Sabor, da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá. A iniciativa oferece mostra de obras do escritor homenageado, produções de autores mato-grossenses, além de atividades de recreação, cultura e lazer.

Pela manhã foi feita a apresentação da peça teatral “Sítio do Picapau Amarelo”, encenada pelos alunos da Escola Municipal Agostinho Simplício, do bairro Poção, e também a “Dança da Emília”, executada pelas crianças da Escola Darcy Ribeiro, do Jardim Industriário.

A comemoração é destinada a alunos das escolas da capital e público em geral. Quem visita a praça pode participar de atividades de desenho, pintura, feira de troca e doação de livros, conhecer e ler as obras da mala de leitura do Ônibus Biblioteca.

Para a coordenadora das bibliotecas, Edvair Pereira Alves, as ações do Saber com Sabor são voltadas para oportunizar e estimular crianças, jovens e adultos a terem contato com a leitura. “Devemos incentivar o gosto pelos livros desde muito cedo nas crianças, pois ela é alimento para o espírito e a mente. Sem contar que abre as portas da imaginação. Isso pode mudar a história de uma pessoa”.

A professora da escola Agostinho Simplício, Clara Márcia Acioli, trabalha Linguagem com os alunos do ensino fundamental e diz que utiliza os livros de Monteiro Lobato como fonte para todos os conteúdos desenvolvidos com as turmas. “Acredito que Monteiro Lobato é um autor muito próximo das crianças, pois elas se encantam com as histórias que se passam no Sítio. Por meio das obras dele, trabalhamos gêneros textuais, estimulamos a criatividade, desenvolvemos a oralidade e valores como a solidariedade e o respeito às diferenças”.