Terça, 14 de janeiro de 2014, 08h40
A- |  A+

Educação

Ano letivo na rede municipal inicia com Semana Pedagógica para profissionais da educação


Pelo menos seis mil profissionais da educação da rede municipal de Cuiabá retornaram nesta segunda-feira (13) às suas atividades nas unidades de ensino, dando o início ao ano letivo de 2014. Cada um foi recepcionado pela equipe gestora de sua respectiva unidade de ensino, onde foi promovido um momento de acolhimento aos servidores.

O retorno dos professores e técnicos ao trabalho, tanto efetivos como contratados, foi marcado pelo início da Semana Pedagógica, que segue até o dia 17 de janeiro. No primeiro dia de trabalho eles foram recepcionados em suas unidades e nos dias seguintes participarão de formações.

“Será uma semana de formação continuada para todos os profissionais da rede municipal, inclusive para os 758 concursados que tomaram posse na semana passada e estão assumindo seus cargos esta semana.”, explicou a secretária-adjunta de educação, Marioneide Angelica Kliemaschewsk, que percorreu nesta segunda-feira algumas unidades de ensino para dar as boas vindas aos servidores.

Conforme ressaltou a secretária-adjunta, a Semana Pedagógica é um momento em que todos os profissionais fazem o planejamento das atividades e se preparam para o início do ano letivo, que começa no dia 21 de janeiro. “Esperamos que cada unidade escolar possa ser referência para a comunidade, não só em relação ao trabalho dos profissionais, mas também com um sistema pedagógico que tenha um ensino de qualidade e estimule o aluno em seu aprendizado”, completou a secretária.

A professora Maria de Lourdes Pereira está assumindo este ano a direção da escola Maria Dimpina e espera promover um grande trabalho para conquistar o interesse dos alunos e fazer a diferença na qualidade do ensino. “Vamos promover atividades diferenciadas e atrativas para que o aluno tenha vontade de vir para a escola estudar”.

A diretora da escola José Torquato da Silva, professora Alais Bulhões, também assumiu a direção da escola este ano e diz que a expectativa para o início do ano letivo com os alunos é muito grande. “Temos uma equipe empenhada que vai trabalhar pensando no melhor para o aluno”.

Em ano de Copa do Mundo, o tema deve ser enfatizado pelos professores que estão planejando suas aulas.

É o caso da professora de artes Fabiana Lima Camargo, que leciona na escola Maria Dimpina, na região do Coxipó. Ela diz que está ansiosa para começar o ano letivo e trabalhar o tema com seus alunos. “Vamos dar um enfoque maior na arte e cultura local, sempre fazendo uma ligação com a Copa do Mundo. Queremos valorizar nossa cultura e promover nossa cidade”.

Nesta terça-feira (14) as atividades da Semana Pedagógica prosseguem com formações realizadas nas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (Feics), localizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça; na Escola Municipal Maria Dimpina, localizada na avenida Fernando Corrêa; na Sede da Secretaria Municipal de Educação; e na escola Estadual Presidente Médici, nesta escola a formação será realizada no período noturno para os profissionais que trabalham com a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na terça e quarta-feira (14 e 15) a formação será para os professores, Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI), equipes gestoras e articuladores do Programa Mais Educação.

Na quinta-feira (16) será a vez dos técnicos (Nutrição Escolar; Multimeios Didáticos; Administradores de Escolas; e Serviços Gerais) se reunirem para planejar o ano letivo.

Na sexta-feira (17) as atividades retornam para as unidades de ensino. A aula inaugural do ano letivo de 2014 da rede municipal será realizada no dia 20 de janeiro, às 8h, no Hotel Fazenda Mato Grosso.

Enviar Matéria Imprimir Voltar

Praça Alencastro, nº 158 - Centro

CEP: 78005-906

Telefone:(65) 3645-6263/6039 (Recepção)

© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura de Cuiabá