Educação /

26 de Agosto de 2011 13h59

Amigos da Escola tem primeiro Dia Temático em Cuiabá

26/08/2011

Waldemir Félix/Assessoria

Quatro escolas da rede municipal de ensino participaram nesta sexta-feira (26-08) da primeira edição em Cuiabá do Dia Temático, que integra a programação do projeto Amigos da Escola, desenvolvido pela Rede Globo de Televisão e suas afiliadas. O evento, que este ano discute o tema “Educação e Valores”, é uma oportunidade de mobilizar as escolas participantes do Amigos da Escola em todo o Brasil em torno de questões relevantes para a sociedade.

Durante o Dia Temático foram destacadas as ações voluntárias realizadas no cotidiano da comunidade escolar, além de apresentações de atividades especiais desenvolvidas a partir de processos educativos complementares às atividades pedagógicas.


A programação reuniu alunos, pais e voluntários das escolas municipais Celina Fialho, Doze de Outubro, Nossa Senhora Aparecida e Tereza Lobo, no bairro Dom Aquino, onde foram realizadas todas as atividades relativas ao Dia Temático.


Cada unidade escolar levou seus trabalhos para apresentação na programação, que reuniu mais de 500 pessoas entre alunos, pais, voluntários e comunidade de um modo geral. As apresentações foram centralizadas na “africanidade brasileira na construção da diversidade”. Assim, grupos levaram ao Amigo da Escola dança afro, capoeira, peças teatrais, artesanato e muita música, inclusive utilizando instrumentos produzidos a partir de material reciclado.


O secretário municipal de Educação, Permínio Pinto Filho destacou a importância da parceria com a TV Centro América, afiliada da Rede Globo, no desenvolvimento do Amigos da Escola. Para Permínio que também é diretor de Formação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a parceria é fundamental para se alcançar um dos maiores objetivos, que é sempre melhorar a qualidade do ensino. Perminio destacou ainda a importância da participação da comunidade no projeto e o alcance que tem com uma divulgação mais ampla das atividades, através da TV Centro América.


A gerente de Recursos Humanos da Rede Mato-grossense de Televisão, Giani Pilati lembrou que o Dia Temático é uma grande oportunidade para que voluntários estejam junto com os alunos para mostrar o que fazem em favor das escolas. Muitos voluntários participaram das atividades e destacaram a importância do Amigos da Escola. Rodenil Rodrigues é um dos voluntários da Escola Tereza Lobo. Segundo ele o Amigos da Escola deu condições para que os pais fiquem mais próximos de seus filhos, acompanhando o desenvolvimento escolar e colaborando para a melhoria do ensino e das condições de funcionamento das unidades de ensino.


A iniciativa é também uma oportunidade para que pais e responsáveis conheçam de perto a realidade da escola, seus projetos, o desempenho da instituição nas avaliações institucionais e os mecanismos de gestão. Além disso, é uma ocasião para que as escolas, com apoio dos núcleos e parceiros locais, possam oferecer serviços à comunidade, buscando recuperar o papel da escola como polo de referência comunitário.


Amigos da Escola é um projeto criado pela Rede Globo (TV Globo e emissoras afiliadas) em 1999, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da educação e da escola pública de educação básica. O projeto estimula o envolvimento de todos (profissionais da educação, alunos, familiares e comunidade) nesse esforço e a participação de voluntários e entidades no desenvolvimento de ações educacionais complementares, e nunca em substituição, às atividades curriculares/educação formal e de cidadania, em benefício dos alunos, da própria escola, de seus profissionais e da comunidade.


O projeto é implementado em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Faça Parte, Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além de instituições e empresas comprometidas com a educação de qualidade para todos.


Mais informações:
(65) 3645-6578