Educação /

03 de Setembro de 2012 11h50

"Amigos da Escola" mostra resultados positivos em sua terceira edição

03/09/2012

Tharyana Durigon - 3645-6578


Na última sexta-feira (31-08) a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Maximiano Arcanjo da Cruz recebeu a terceira edição de 2012 do projeto “Amigos da Escola”.

Neste ano, a iniciativa traz como temática o incentivo à leitura, e envolve alunos, professores e toda a comunidade escolar, que acredita na transformação que a educação, principalmente a leitura, pode trazer à vida das crianças.

“Ler é poder conhecer o mundo através da leitura. É poder viajar”, disse a secretária adjunta de Educação, Cilene Antunes Maciel, durante a abertura do evento.

A escola atende hoje cerca de 430 alunos, que se dividem no período matutino e vespertino. No entanto, na sexta-feira recebeu, ainda, alguns alunos, professores e equipe gestora de mais três unidades de ensino municipal: Emeb Maria Elazir, Osmar José do Carmo Cabral e Constança Figueiredo Palma (Bem-Bem).

“Recebermos o projeto ‘Amigos da Escola’ é um troféu, porque nossa escola fica numa região simples e periférica, mas nós desenvolvemos todos os projetos com muito amor e dedicação. Hoje toda a comunidade está sendo privilegiada”, comemorou a diretora da Emeb Maximiano, Francisca Pinheiro da Silva.

O “Amigos da Escola” é criado pela Rede Globo, envolvendo as emissoras afiliadas, e vem contribuir para o fortalecimento da educação e da escola pública de educação básica. “A Secretaria Municipal de Educação se sente lisonjeada com o trabalho de leitura nas escolas. Estamos encontrando produções que nos dão a certeza de que nossas crianças irão contribuir com o nosso país, de forma digna e cidadã”, destacou o diretor de Gestão Educacional, Gilberto Fraga Melo.

Em Cuiabá, o projeto está presente desde 2011, estimula o envolvimento de profissionais da educação, alunos e familiares, e é organizado de forma que todas as unidades participem. Em cada “Dia Temático” participam os alunos da escola anfitriã e cerca de 50 das demais escolas convidadas, que geralmente estão localizadas nos bairros vizinhos ao da unidade que recebe o projeto.

As escolas envolvidas organizam mural de leitura e atrações culturais, que mostram um pouco do trabalho desenvolvido pelos professores e do aprendizado das crianças. “A escola está feliz em participar deste projeto de incentivo à leitura, pois nós, educadores, sabemos o quanto isso é importante e faz a diferença na formação de nossos alunos”, disse a diretora da Emeb Maria Elazir Corrêa Figueiredo, Luzineth Luiza de França.

Para aproximar as crianças ainda mais do mundo dos livros, as professoras da Emeb Maximiano se vestiram de princesas Rapunzel, Cinderela, e Bela (do clássico “A Bela e a Fera”), como é o caso da professora Sheila Dias da Silva. “Os personagens dos contos de fada estão muito presentes no dia-a-dia das crianças. Então nós tivemos essa ideia de trazer um pouquinho pro lado de fora o que está dentro das páginas dos livros. As crianças gostaram e estão muito felizes por estarem recebendo alunos de outras escolas e terem dia de atividades diferentes”.

Trabalho voluntário

O ponto mais marcante do projeto é o voluntariado, ou seja, ser um amigo da escola sem querer qualquer coisa em troca, a não ser observar de perto os resultados positivos que isso traz a cada aluno.

Célia Rodrigues da Silva é vonuntária na Emeb Osmar Cabral e desenvolve diferentes atividades com as crianças. “Trabalho em várias funções. Vou à escola duas vezes na semana e trabalho com a parte de informática, teatro, música”.

Já o professor de capoeira da Emeb Bem-Bem, Mauro Arruda, é responsável por uma única atividade dentro da escola, e que as crianças adoram: a capoeira. “A gente trabalha com a parte cultural, e temos como objetivo ocupar a cabecinha das crianças pra que elas não fiquem nas ruas”. E elas mostram que o esporte, além de ocupá-las, funciona como uma forma de incentivo. “Eu gosto muito de capoeira, mas eu só posso fazer se tirar nota boa”, disse Maria Eduarda Ferreira dos Santos, aluna do 4º ano.

O também voluntário da Emeb Bem-Bem, Cláudio Paixão Júnior, trabalha com jogos educativos, como caça-palavras. “As crianças que têm acesso a esses projetos ficam mais longe das ruas e têm menos chance de se envolver com marginais e com drogas”.

A Emeb Maximiano também conta com um trabalho voluntário significativo, é o Programa de Incentivo à Docência (PIDIB), que conta com a colaboração de estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). “A gente faz um trabalho de apoio com os alunos que têm dificuldade em matemática e português. As professoras identificam o problema do aluno e encaminham para a sala de apoio, e nós damos esse auxílio”, explica a voluntária Tatiane Soares Correia.

É importante destacar que todo trabalho voluntário é realizado no contra-turno do período em que os alunos estudam, o que aumenta sua permanência na escola e agrega à qualidade do ensino.