Educação /

15 de Junho de 2012 15h15

"Amigos da Escola" contagia educadores e alunos de cinco escolas municipais

15/06/2012

Tharyana Durigon - SME - 3645-6578


A sexta-feira (15/06) começou animada na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Madre Marta Cerutti, pois a unidade recebeu nesta manhã, a 2ª edição, em 2012, do projeto “Amigos da Escola”, que desta vez aborda o tema “O Valor da Leitura”.

Este encontro contou com a presença de mais quatro escolas: EMEB Quintino Pereira de Freitas; EMEB Elza Luiza Esteves; EMEB 08 de Abril; e EMEB Irmã Maria Betty, que prepararam apresentações culturais e elaboraram painéis com trabalhos e projetos relacionados à leitura, formando uma exposição de trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

Para a diretora da escola anfitriã, Denise Maria da Silva, ter contato com outras escolas é importante por conta da troca de experiências, ideias e conhecimento, o que auxilia toda a equipe. “A escola conta hoje com oito voluntários. Eles nos dão suporte na leitura aqui e em casa, e nos ajudam também na parte administrativa. Então, essa troca de experiência é muito válida, porque nós passamos a conhecer os trabalhos de outras escolas, e assim uma pode ajudar a outra”.

Para a aluna do 1º ano do Ensino Fundamental da EMEB 8 de Abril, Rayane Pereira Santana, é bom visitar e conhecer outras crianças que também tem o hábito de ler. “Eu gosto de ler, leio bastante na escola. Leio Rapunzel, Branca de Neve. A professora ensina a gente a ler, e fala que quando a gente crescer precisa saber ler e escrever”, afirmou, contando ainda que já sabe que quer ser médica e que os pais a incentivam a ler em casa.

O diretor de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (SME), Gilberto Fraga Melo, destacou o empenho dos professores em passar às crianças esse gosto pela leitura. “Há algum tempo, muitas crianças não sabiam ler. Mas essa não é a realidade de Cuiabá, elas não só sabem como gostam de ler. O projeto acertou em escolher este tema e nós estamos agradecidos por este comprometimento social”.

O projeto

O “Amigos da Escola” foi criado pela Rede Globo, envolvendo as emissoras afiliadas, e vem contribuir para o fortalecimento da educação e da escola pública de educação básica. Em Cuiabá, o projeto está presente desde 2011 e estimula o envolvimento de toda a comunidade escolar – profissionais da educação, alunos e familiares.

A iniciativa abrange todas as escolas do município, mas no Dia Temático participam os alunos da escola anfitriã e cerca de 50 das demais escolas convidadas. Ao longo do ano, serão realizados quatro Dias Temáticos, em diferentes regiões da capital. No mês passado, a EMEB Rita Caldas Castrillon sediou a primeira edição de 2012 do projeto.

Em Cuiabá, esta ação se dá por meio de uma parceria entre a TV Centro América e a Secretaria Municipal de Educação. Para a secretária adjunta de Educação, Cilene Antunes Maciel, este momento é gratificante.  “O futuro são as crianças, que colaboram conosco, nos alegrando por meio de seus conhecimentos artísticos, culturais, entre tantos outros. Esse comprometimento da sociedade em ajudar a escola é muito importante, pois esta dedicação, somada aos investimentos e projetos de qualificação oferecidos pelo município, contribui muito para uma educação de qualidade.”

Já para a diretora de Recursos Humanos da TV Centro América, Giane Maria Pilati, esta iniciativa valoriza a educação em todos os aspectos. “Esse ano, a valorização da leitura é considerado um tema de extrema importância pelo projeto Amigos da Escola, porque ele valoriza também os projetos que cada escola realiza, não só no âmbito da leitura, mas pegando a leitura como ponto de partida para a criação de diversas atividades.”

Trabalho Voluntário

Para ser um amigo da escola é preciso acompanhar a realidade dos alunos e dos educadores, e observar de que forma pode se contribuir no meio pedagógico. Ser voluntário requer amor e dedicação ao trabalho desenvolvido e, principalmente, ao público alvo de tudo isso: os alunos.

Uma das voluntárias da EMEB Madre Marta, Silmara Araújo, que é também mãe de um aluno do 3º ano do Ensino Fundamental, conta que desde que o filho começou a estudar, passou a fazer parte da vida escolar, acompanhando e auxiliando os professores na rotina dele e dos coleguinhas. “Sempre estou aqui na escola acompanhando, ajudando, e a gente percebe que as crianças ficam muito agradecidas. O projeto Educa Mais, por exemplo, ajudou muito no desenvolvimento delas, eu posso falar pelo meu filho. Ele era bem tímido, agora ele interage mais com as crianças. Seria muito bom se todos os pais tirassem pelo menos um tempinho para estarem mais presentes nas atividades que as escolas realizam”.