/

06 de Setembro de 2013 16h12

Alunos visitam quartel do Exército Brasileiro na Semana da Pátria

06/09/2013

Rosane Brandão

Pelo menos 200 alunos de quatro escolas da rede municipal de Cuiabá visitaram o quartel da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, do Exército Brasileiro. As visitas ocorreram na quarta e quinta-feira (4 e 5) como parte das festividades da Semana da Pátria, em comemoração ao Dia da Independência (7 de Setembro).

Os alunos das Escolas de Educação Básica Celina Fialho Bezerra, Francisval de Brito, Hilda Caetano de Oliveira Leite e Jescelino Reiners tiveram a oportunidade de conhecer as dependências do quartel e como funciona o dia-a-dia de um soldado.

O uniforme e os materiais de proteção e de combate, usados pelos soldados, como o capacete, máscara contra gases, escudo, colete a prova de balas, foram apresentados aos alunos.

O pelotão do exército também fez uma demonstração do trabalho com os cães de guerra, que são treinados para ajudar nas operações de fronteira, principalmente na localização e reconhecimento de drogas.

Segundo a professora Tania Almada, coordenadora do Programa Mais Educação da escola Celina Fialho, neste bimestre a escola está trabalhando o tema Cidadania e Meio Ambiente e a programação da Semana da Pátria será importante para complementar a teoria, além de despertar nos alunos o sentimento de civismo e conhecer o conceito de pátria.

Conforme a professora Andreia Delvalle, da escola Francisval de Brito, a visita vai complementar aquilo que os alunos aprenderam em sala de aula em relação ao Dia da Independência. “Eles são curiosos e querem saber tudo. Esse contato com o exército é importante porque os ajudam a assimilar melhor as informações”. 

Após conhecer um pouco do trabalho do exército, boa parte dos meninos se mostrou interessado em entrar para as Forças Armadas. É o caso do aluno Klewerson Victor Santos, 13 anos. “Eu quero é ser coronel”, revelou.

João Gabriel de Castro, 15 anos, também pretende seguir carreira no exército, mas por outro motivo. “Gostei do uniforme deles e da banda. Também quero tocar como eles”.

A banda do exército também chamou a atenção do aluno Gabriel Vinícius, 11 anos, que ficou bastante ansioso para ver a apresentação do grupo.

A programação da Semana da Pátria continua neste sábado (07) com o desfile Cívico Militar, que será realizado a partir das 8 horas, em frente a 13ª Brigada de Infantaria Motorizado, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça. Oito escolas da rede municipal de Cuiabá participam do desfile.