/

05 de Junho de 2013 15h31

Alunos visitam pulmão gigante no Dia Mundial do Meio Ambiente

05/06/2013

Rosane Brandão - 3645-6578

Pelo menos 65 alunos da escola municipal Professora Pedrosa Moraes e Silva, do bairro Novo Paraíso, participaram nesta quarta-feira (05) da IX Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Cuiabá e Ministério Público Estadual (MPE) e que teve como tema “De gota em gota podemos salvar o planeta”.

Os alunos do 3° ano e do programa Mais Educação visitaram os estandes com exposições e vídeos e participaram de palestras sobre o tema meio ambiente.

Mas, o que mais chamou a atenção e atraiu as crianças foi o pulmão inflável do projeto “MT sem fumaça”, desenvolvido pelo Ministério Público.

Com 220 metros quadrados, o pulmão gigante é uma réplica do órgão humano. Os alunos passearam por dentro dele e aprenderam como a fumaça, tanto de queimadas como do cigarro, pode fazer mal para o pulmão.

Dentro do órgão gigante também havia equipamentos com visualização das ocorrências de queimadas, em tempo real, de todo o país.

Segundo a professora Lurdes Zelia, o tema meio ambiente está presente em todas as atividades curriculares da escola e é trabalhado com os alunos durante o ano inteiro. No entanto, atividades externas, como essa, ajudam a melhorar o desenvolvimento de ensino-aprendizagem dos alunos.

“A sustentabilidade e a agenda 21 são temas que estão sempre presentes nas oficinas oferecidas aos nossos alunos”, disse a professora.

A Aluna Aline Caetano, de 11 anos, saiu impressionada com o que aprendeu, principalmente sobre o mal que o cigarro causa para o ser humano.

“Quem fuma acaba prejudicando o pulmão e pode ficar doente. A fumaça do cigarro também prejudica a mulher grávida e o bebezinho dela pode até morrer”.