Educação /

27 de Abril de 2011 08h13

Alunos vencedores de concurso de redação sobre a dengue são premiados

27/04/2011

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

A TV Centro América premiou ontem (26-04) os alunos vencedores do concurso de redação promovido pela emissora em parceria Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado.

O evento é uma ação de combate à dengue com objetivo estimular os estudantes na produção de textos que evidenciaram a compreensão da importância do envolvimento da comunidade para inibir a incidência da doença.

Denominado “Largada Contra a Dengue é coisa séria, sim senhor!”, o concurso foi lançado em fevereiro, envolveu 50 escolas e 25 mil alunos do Ensino fundamental de
9 a 14 anos.

Cada unidade de ensino participante realizou a pré-seleção das dez que se enquadraram nos critérios de criatividade e originalidade, respeito ao tema, coerência entre o a produção do trabalho e faixa etária do aluno, coesão e coerência e uso das regras gramaticais.

Os textos selecionados foram avaliados por uma equipe de estudantes de Letras da Universidade de Cuiabá (Unic), coordenados pela Gerência de Projetos da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME).

Durante a cerimônia da de entrega dos prêmios, na TVCA, que teve representação de todos os segmentos envolvidos no projeto, o assessor pedagógico da SME, José Roberto Stopa, agradeceu a parceria e destacou as ações de responsabilidade social desenvolvidas pela emissora. “Um grupo de comunicação conceituado, que se envolve em um trabalho dessa seriedade e repercussão, mostra seu compromisso com as questões importantes da sociedade”.

Stopa também salientou a mobilização das unidades de ensino ao estimular os alunos a participarem do concurso. “São 25 mil textos produzidos. Hoje temos 25 mil fiscais de combate à dengue. Vocês são os vencedores e as escolas também. Encerramos esse projeto com sucesso e com a certeza da missão cumprida”, concluiu.

Na avaliação do gerente de marketing da Rede Matogrossense de Televisão, Cícero Mariano Sá, os parceiros vestiram a camisa, colaborando nas diversas do processo. “Foram ajudas por meio de recursos ou de mobilização, como no caso da SME, que teve um trabalho gigantesco, que resultou nesse grande processo de conscientização. Já estamos planejando novas parcerias”.

Na premiação, os três ganhadores leram as redações e concederam entrevistas à emissora.A aluna da escola municipal Hélio de Souza Vieira, no bairro Praieiro,  Vithorya Auxiliadora Alves da Silva, uma das premiadas, para construir o texto, ela buscou informações na internet. “Se bem que nem era preciso, pois toda hora temos informações na televisão. O legal é que ganhei o prêmio por meio da aprendizagem”.

A estudante também deixou um alerta para toda a população em um verso que está presente no final da redação. “Hoje é dia de conscientizar. Não deixe a água empossar para dengue evitar”.

Segundo a diretora da unidade de ensino onde Vithorya estuda, Norma Prates, o concurso provocou um movimento na escola entre equipe gestora, professores e alunos. “Incentivamos os alunos mostrando a importância de participar, pois a escola pública tem o potencial e sabemos disso. A Vithorya é uma vitória para nós”, finalizou com o trocadilho.
As três melhores produções receberam um notebook e, as escolas dos alunos premiados, ganharam um computador.

Os alunos e escolas premiadas foram:
 

- Escola Municipal de Ensino Básico Deputado Ulisses Guimarães – Aluna Cíntia Elen Trantes da Silva

 

- Escola Municipal de Ensino Básico Hélio de Souza Vieira – Aluna: Vithorya Auxiliadora Alves da Silva

 

- Escola Municipal de Ensino Básico Alzira Valadares – Aluno: Paulo Estevão Siqueira San Martin