Educação /

29 de Outubro de 2013 09h35

Alunos participam de campeonato nacional de karatê e são homenageados

29/10/2013

Rosane Brandão

A excelente atuação de três alunos da escola Doutor Fábio Firmino Leite no Campeonato Nacional de Karatê Shotokan, realizado em Porto Alegre (RS), foi comemorado em uma cerimônia na unidade escolar, que reuniu professores, alunos, pais e a comunidade.

Os alunos Mykaelle Martins da Silva, 9 anos, Crislayne Mendes da Silva, 10 anos, e Joilson Natalino dos Santos, 11 anos, representaram a escola no campeonato.

Mykaelle voltou para Cuiabá com a medalha de ouro e Crislayne com a de prata. Elas concorreram na categoria Kumite individual feminino de 9 e 10 anos.

O esporte é oferecido na escola por meio do programa Mais Educação, coordenado pela Secretaria de Educação de Cuiabá.

“A nossa escola sempre levou a sério esse trabalho e hoje estamos recebendo a recompensa por isso”, disse a diretora da escola, Dalva Catarina do Nascimento, lembrando que o programa Mais Educação ajuda a tirar crianças da rua, que estão em situação de vulnerabilidade. 

“Ficamos felizes quando percebemos que os nossos alunos estão no caminho certo, pois quantas crianças não tiveram a mesma oportunidade e estão perdidas no mundo, até mesmo sendo aliciadas por bandidos”, concluiu a professora.

A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria de Educação, Lucilene Lescano, lembrou que o programa Mais Educação é realizado no contraturno escolar e beneficia aproximadamente 16 mil alunos da rede municipal de Cuiabá.

“Quando o trabalho é feito de forma séria e correta só pode dar certo. E foi isso que aconteceu nesta escola. Nós conhecemos o trabalho dessa equipe e sabemos que trabalha com amor e luta por aquilo que acredita”.

Conforme destacou o professor de karatê, Clenilson de Souza, alguns pais acreditam que esse tipo de esporte é violento e não permitem que seus filhos o pratiquem, mas ele garante que estão enganados. “O karatê trabalha para formar cidadãos e não tem nada de violento. Ele prega o respeito, a valorização à vida e a amizade. Por isso os pais podem ficar tranquilos e incentivar e apoiar seus filhos”.

O professor ressalta que alguns alunos eram agressivos com os colegas e até mesmo com os professores, mas depois que começaram a praticar o karatê o comportamento deles melhorou 100%.

O aluno Joilson que não conquistou medalhas no campeonato foi homenageado com uma condecoração pela participação. “Ele não venceu lá, mas para nós é um grande atleta e um campeão”, elogiou a diretora.

Emocionada, a avó da aluna Mykaelle Martins, dona Gracinha de Paula Martins, era só elogios à neta. “Ela é uma menina muito inteligente e persistente e sabe o quer. Quando decidiu participar do campeonato a gente já sabia que ela ia ganhar”.

O próximo campeonato Nacional de Karatê Shotokan será em 2014 no Rio de Janeiro. “Nossos alunos já estão se preparando e com certeza vão trazer muito mais medalhas”, disse a diretora.