/

24 de Maio de 2013 14h51

Alunos participam de aula especial em comemoração ao Dia Mundial do Brincar

24/05/2013

Rosane Brandão - 3645-6578

No dia 28 de maio é comemorado o Dia Mundial do Brincar e, para lembrar a data, várias escolas do país realizam simultaneamente durante esta semana atividades recreativas com as crianças. Em Cuiabá, a Escola Municipal São João Bosco, do bairro Cidade Alta, também participou das comemorações promovendo nesta sexta-feira (24) um dia de aula muito especial.

Todas as 450 crianças de 3 a 5 anos de idade participaram do projeto “A importância da prática do brincar”.

Segundo a coordenadora da escola, Francisney Rodrigues de Moura, o projeto prioriza as atividades lúdicas e um dos pontos positivos é a brincadeira em grupo, que ajuda a fortalecer a interação entre as crianças.

“Incentivamos a criança a usar a imaginação e a criatividade, são elas que escolhem o querem fazer. As professoras aqui são apenas as monitoras”, explica a coordenadora.

Várias atividades recreativas foram realizadas, como música, dança, pintura, teatro, pula corda, peteca, queimada, túnel, cantigas de roda, corrida do saco, dança das cadeiras, além do futebol que é tradicional na escola.

Conforme lembrou a coordenadora, ao longo dos anos várias brincadeiras foram esquecidas pelas crianças em virtude da tecnologia, que tem a televisão, computador e videogame como os principais atrativos, mas hoje algumas brincadeiras foram regastadas, como o pular elástico.

Francisney Rodrigues diz que o projeto deu tão certo que a escola pretende repeti-lo uma vez por mês. “Alguns alunos que tinham dificuldades de socialização com outras crianças acabaram se entrosando, melhorando a comunicação. Ou seja, o trabalho foi muito rico e positivo que devemos dar continuidade”.

 

Repórter: Rosane Brandão

Fotos: Jorge Pinho