Educação /

25 de Novembro de 2013 10h20

Alunos participam de aula de campo na comunidade Quilombola de Mata Cavalo

25/11/2013

Rosane Brandão

Pelo menos 60 alunos da Escola Municipal de Educação Básica Senador Darcy Ribeiro participaram neste sábado (23) de uma aula de Campo no município de Nossa Senhora do Livramento (a 50 quilômetros de Cuiabá). Na oportunidade os alunos conheceram a história e cultura da comunidade Quilombola de Mata Cavalo.

A aula de campo faz parte das atividades do Programa Mais Educação. Segundo a professora articuladora do Programa na escola, Aparecida Anderson de Oliveira, o Mais Educação tem em sua Matriz Curricular trabalhar o Tema Gerador “Um Mundo Melhor: Cuiabá, Portal da Diversidade Numa Proposta Sustentável”.

A Comunidade Quilombola de Mata Cavalo, conforme explica a professora, possui aproximadamente 420 famílias distribuídas em seis áreas: Aguaçu, Capim Verde, Mata Cavalo de Baixa, Mata Cavalo de Cima, Mutuca e Ponte da Estiva. 

“Nossa Senhora do Livramento é um dos municípios mais antigos de Mato Grosso e tem uma cultura muito rica e própria e essa aula de campo será para mostrar toda essa história aos nosso alunos”, destaca a professora.

Corforme informações de Cida Anderson, historicamente, a população dos Quilombos em Mato Grosso foi caracterizada pela presença de negros vindos de várias partes do país em diversas situações, não somente escravizados, mas também de alforriados. Em seu contexto histórico as familias negras, reivindicam o reconhecimento quilombola, marcado por intensa luta pela posse da terra, que se estende por mais de 30 anos.

Participaram das visitas os alunos das turmas dos 5º e 6º anos, coordenados pelas Professoras Sandra Cristina de Melo, Rita de Cássia e Augustinha. “Eles vão ter a oportunidade de aprender um pouco mais sobre esse Quilombo através de relatos feitos pelos próprios moradores. Conhecer suas dificuldads, seus anseios, áreas ambientais, tradições culturais, economia e sobreviencia, além de fazer um City Tour pela cidade de Nossa Senhora do Livamento”, acrescentou a professora.