Educação /

12 de Dezembro de 2013 17h40

Alunos levam arte para os corredores da escola Darcy Ribeiro

12/12/2013

Rosane Brandão

Quem entra na escola municipal de educação básica Senador Darcy Ribeiro, no bairro Jardim Industriário I, se depara com algo inusitado. As paredes dos corredores estão cobertas com desenhos alegres e com cores vibrantes, todos retratados pelos próprios alunos. Trata-se do projeto “Nas Asas de Romero Brito”, que visa levar a arte para dentro da escola.

Pelo menos 120 alunos, do 7° e 8° anos, participam do projeto, cada um mostrando o seu talento. Esses alunos participam do Programa Mais Educação e os trabalhos são realizados durante as oficinas.

Conforme explica a professora de artes Thártita Lorena de Moraes, após trabalhar o conteúdo teórico em sala de aula, inclusive desenhando e pintando no papel todos os desenhos que vão ilustrar os objetos escolhidos, os alunos foram levados para as atividades práticas. “Objetos comuns do cotidiano foram transformados em verdadeiras obras de artes”, explica a professora.

Os trabalhos são inspirados nas obras de Romero Brito, artista plástico consagrado mundialmente com sua arte pop brasileira. “Ele tem um estilo próprio e adota um traço quase infantil. Suas pinturas com figuras e formas geométricas e cores vibrantes mexem com a imaginação e criatividade dos alunos”, observa Thártita Lorena, acrescentando que o artista é bastante conhecido pelas crianças e elas acabam se identificando melhor com sua arte. “Encontramos no mercado vários objetos com a arte dele, como canecas, garrafas, caixa de sapato e cadernos”.

Segundo a professora Aparecida Anderson de Oliveira, articuladora do Programa Mais Educação, trabalhar com a releitura faz com que os alunos entrem em contato com o universo da arte de forma participativa. “Ao reproduzir esta obra, o aluno desenvolve habilidades, como percepção, imaginação e amplia seu universo cultural”.

Mas, não são apenas os alunos que participam dos trabalhos de arte, toda a escola acaba se envolvendo de alguma forma. É o caso da Técnica de Multimeios Didáticos (TMD) Elienes Maria Moreira, que usa o seu talento para deixar a escola mais bonita. A TMD tem o dom para a arte e é ela quem faz os desenhos nas paredes para os alunos pintarem.

“Estamos dando vida à escola. Além disso, os alunos estão revelando suas habilidades artísticas”.

A Técnica de Nutrição Escolar (TNE) Edenir da Silva Lima, conhecida popularmente como Poeta, também faz parte da turma de artistas da escola. Ela conta que resolveu colaborar com o projeto para incentivar o filho Leandro Reners Bracho, 12 anos, aluno da escola, a participar das atividades. “É maravilhoso fazer parte desse projeto. Ver meu filho participando e mostrando seu talento é gratificante”.

O aluno Leandro está empolgado com a pintura na escola. “Tá ficando muito bonita”, disse o aluno, que também já participou de um projeto de grafite na escola.

O projeto “Nas Asas de Romero Brito” também reservou um espaço para as crianças especiais. Elas serão responsáveis pela pintura da parede do corredor da sala multifuncional, local onde elas participam de atividades extraclasses.

O professor da sala multifuncional, Idevaldo do Carmo, que atende 16 alunos, de 5 a 14 anos, entre eles, crianças com deficiências física, intelectual e também altista, diz que ficou surpreso com a vontade de participação dos alunos. “Eles estão passando por um momento muito especial e me surpreenderam pela forma com que se envolveram com a arte”.

A professora Aparecida Anderson lembra que em 2014 o projeto continua na escola, com a pintura do refeitório, da área externa e do muro.