Educação /

14 de Junho de 2011 11h45

Alunos do município tomam posse na Assembleia Legislativa

14/06/2011

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

Cinco dos 24 alunos empossados hoje (14-06) na 3ª Legislatura do projeto Parlamento Mirim são estudantes da rede municipal de municipal de ensino de Cuiabá.

O evento foi realizado pela manhã no Plenário das Deliberações Renê Barbour, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e contou com a presença de parlamentares e funcionários da casa, professores, alunos e diretores de escolas.

Criado em 2004, o programa tem como objetivo possibilitar aos alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental a oportunidade de conhecerem as atribuições e o cotidiano do parlamento estadual.

Para participar do projeto, os estudantes devem desenvolver um trabalho em forma de projeto de lei. Um deles é escolhido pela comunidade escolar e enviado à Assembleia Legislativa que, por meio de uma Comissão Especial, examina as propostas apresentadas e seleciona os 24 melhores projetos.

Durante a sessão especial para posse e diplomação dos parlamentares mirins, o primeiro-secretário da AL, deputado Sérgio Ricardo, parabenizou todos os segmentos envolvidos no projeto e destacou a sua relevância. “É importante que os jovens entendam o processo político porque tudo depende de discussões políticas. Por isso, é necessária a consciência na hora de votar e escolher seus representantes. Esse projeto proporciona isso”, disse.

Na avaliação da secretária adjunta de educação da capital, Cilene Maciel, o Parlamento Mirim é uma oportunidade dos adolescentes exercitarem a cidadania ao experenciarem o trabalho do legislativo. “É um momento favorável para que os alunos possam elaborar um projeto, discutir com as bases e defendê-lo no parlamento. Aí eles passam a entender como todas essas ações refletem na vida da população, destacou.

O desinteresse pela política por grande parte da população é, na opinião da recém-empossada deputada Ana Júlia Santiago, 12 anos, aluna do 7º do Ensino Fundamental da escola municipal Francisval de Brito, causada, em parte, pela falta de informação sociedade, que não sabe a importância do trabalho exercido pelos seus representantes. “Percebemos que há encaminhamentos e uma rotina de trabalho aqui e a população precisa de informar disso, pois essas decisões são importantes para todos nós”, analisou.

Para concorrer ao cargo de deputada mirim, a também aluna do 7º ano da escola municipal Lenine Povoas, Danilly Dantas, apresentou um projeto de lei sobre a erradicação do analfabetismo cultural. “Muitas vezes, as pessoas não sabem e não podem contemplar um objeto de arte. O projeto quer incentivar esse conhecimento desde cedo na escola”, explicou.

Na opinião da professora Chênia Castilho, da escola Francisval de Brito, a iniciativa da AL é “fantástica, pois o aluno vivencia o papel dos deputados na sociedade”. Segundo ela, reside no trabalho dos parlamentares um importante impulso para as transformações sociais. “Quando nossos alunos apresentam um projeto de lei, ele é legítimo porque sai do seio da sociedade e pode ser aproveitado pelos deputados. Esse é uma experiência inédita”, concluiu. 

Os alunos da rede municipal de ensino de Cuiabá empossados e diplomados para a 3ª Legislatura do projeto Parlamento Mirim são: 

- Hariane Cristina Reynaud de Almeida 8º ano – EMEB Firmo José Rodrigues 

- Ednan Silva dos Santos 9º ano – Escola Municipal de Ensino Básico Gracildes Melo Dantas 

- Ana Júlia da Silva Santiago 7º ano – EMEB Professor Francisval de Brito 

- Denilly Dantas de Arruda e 6º ano – EMEB Lenine de Campos Póvoas 

- Natalia Siqueira Tenório 7º ano – EMEB Floriano Bocheneki 

  

Mais informações:

(65) 3645-6578