Educação /

08 de Dezembro de 2011 08h54

Alunos do Município se formam no Programa de Resistência às Drogas

08/12/2011

Giovania Teixeira Duarte - SME: (65) 3645-6578

Crianças e adolescentes com autoestima elevada e preparados para dizer não a todos os tipos de drogas. Esse é o resultado do trabalho do Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência (Proerd), que culminou na formatura de 2,5 mil alunos da rede municipal de ensino no ano de 2011.

A Cerimônia foi realizada ontem (07-12) no estádio Verdinho e contou com a participação de representantes da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), que desenvolve o projeto, Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), parceiras da iniciativa, pais, professores e estudantes.

Durante a solenidade, o secretário Municipal de Educação, Permíno Pinto Filho, afirmou que o Proerd é um dos programas da SME com resultados mais eficientes. “Unimos a experiência pedagógica com a doutrina da Polícia Militar. Isso resulta em ações educativas e preventivas, por meio de informações que mantém nossas crianças longe das drogas”.

De acordo com o secretário, há a disposição do prefeito da capital, Francisco Galindo, em ampliar o projeto na rede de ensino do Município. “É claro que para isso, temos que ver as condições da PM. O que couber a nós, estamos dispostos a dar o apoio necessário”.

O trabalho conjunto com as secretarias de educação, na avaliação do coordenador do Proerd no Estado, Tenente Coronel Jacques Lopes da Cunha, é um dos responsáveis pelo sucesso do projeto. “Queremos ampliar o programa para que ele chegue de forma mais aproximada às famílias, que também é outra grande parceira para os bons resultados desse trabalho”.

Cidadania

Segundo o Tenente Coronel da PM, a sociedade vive uma crise de valores e, por isso, a importância do Proerd, que ensina noções de cidadania, civismo, respeito e de resistência ao contato com as drogas. “Somos muito gratos também aos professores e aos policiais que atuam no curso porque, sem eles, seria impossível realizar essa formação”.

O soldado da Polícia Militar e instrutor do programa, Elienay Pinheiro Oliveira, atua há dois anos como formador nas escolas Municipais Hélio de Souza Vieira, no bairro Barbado, e Maria Dimpina Duarte, no Jardim da Palmeiras. Segundo ele, a metodologia do Proerd é pautada na vivência dos alunos. “A partir das experiências deles é que elaboramos nossas aulas. Isso quebra a formalidade e favorece o compartilhamento de informações”.

Ele explicou também que antes do início do curso, a escola e o instrutor realiza uma reunião com a família dos alunos. “Essa etapa é para que os pais saibam da responsabilidade e importância deles no projeto, pois a família é o alicerce da sociedade”, ponderou.

“Com o Proerd aprendi que as drogas estragam a vida de quem usa e da família dessa pessoa”, enfatizou a aluna do 5º ano do Ensino Fundamental Ana Beatriz Gusmão Araújo, 10 anos, da escola Municipal Jescelino Reiners, no bairro Novo Horizonte.

A estudante afirmou que quando se tem o conhecimento dos malefícios das drogas, além de não aceitá-las, também se aprende a aconselhar os que estão a sua volta a ter a mesma postura. “Droga é algo que só faz mal. Não tem nada de bom que ela traga”.

Também estiveram presentes ao evento o diretor de Gestão da Educação da SME, Gilberto Fraga, a coordenadora de programas e projetos, Elizany Rosa, o secretário estadual de educação, Ságuas Moraes e o tenente-coronel Evandro Roxo de Medeiros, coordenador de Comunicação e Marketing do Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso.

Proerd

Implantado em 2000 em Cuiabá e Várzea Grande, o projeto tem como objetivo principal orientar alunos sobre a questão das drogas e da violência, informando os males que elas causam na vida do ser humano e da sociedade.

O Proerd foi criado em 1983, pela polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, juntamente com o distrito escolar da cidade, com a finalidade de atuar na prevenção do uso de drogas pelas crianças e adolescentes. No Brasil, o programa chegou em 1992.

Durante os 11 anos de existência no estado de Mato Grosso, o Proerd já formou cerca de 160 mil alunos.