Educação / HISTÓRIA

23 de Abril de 2018 17h25

Alunos do 3º Ciclo e da EJA aprendem a história de Cuiabá em City Tour

23/04/2018

ROBERTA PENHA

Jorge Pinho

Ensinar a história da capital mato-grossense através de aulas de campo, de forma que os alunos possam ver de perto os locais onde aconteceram fatos importantes da cidade. É este o objetivo do City Tour do Projeto Educando para a Cuiabania, da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.

Segundo a assessora pedagógica da Coordenadoria de Programas e Projetos da SME, Andréia Mesquita Foratto a proposta de realizar esta aula de campo é resgatar o Centro Histórico de Cuiabá. “Os alunos que participam do City Tour recebem informações sobre Ruas, Palácios, Praças, Teatro, Cinemas dentre outros pontos de suma importância de Cuiabá e de nossa região, bem como das transformações no espaço geográfico desde a fundação da cidade”, explica a assessora.

A atividade conta com a presença do professor de História da rede municipal de Educação, Edmilson Marques de Moraes, responsável em revelar para os alunos os detalhes dos locais visitados no City Tour. “O professor dá uma aula sobre cada local percorrido, mostrando a importância do lugar para a evolução histórica da capital. É uma forma de difundir a cultura cuiabana, ao mesmo tempo em que desperta a curiosidade dos alunos para saber mais sobre a cidade onde vivem”, comenta Andréia. 

A assessora revela ainda que, por ser uma atividade diferente, fora da sala de aula, prende bastante a atenção dos alunos, facilitando o aprendizado. “Não apenas os estudantes, como também os professores gostam muito do projeto. Muitos deles não conheciam os locais por onde o ônibus passa, muito menos a história por trás dele, por isso acabam sendo envolvidos pelo projeto de forma bastante positiva”. 

As escolas municipais que têm a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o 3º Ciclo, que quiserem levar seus alunos para o City Tour, devem fazer a adesão na Secretaria Municipal de Educação, para que ela possa montar o cronograma.

A primeira escola que participou do projeto foi a EMEB Jose Luiz Borges Garcia. Também já fizeram o City Tour a EMEB Senador Darcy Ribeiro e EMEBC Nova Esperança. Nesta terça-feira (24) à noite será a vez da EMEB Jesus Criança levar os alunos do EJA. A EMEB Nossa Senhora Aparecida irá no dia 25 à noite, a EMEBC Nossa Senhora Penha de França no dia 26 de manhã e a EMEB Marechal Cândido no dia 26 à noite.

O ônibus passa nas escolas para pegar os alunos e depois começa percurso em frente à Igreja Matriz, onde o professor Edimilson de Moraes começa a aula. A atividade dura aproximadamente 2h30min e termina na Orla do Porto. De lá, os alunos são levados de volta às escolas.