Educação /

04 de Junho de 2013 15h32

Alunos de escola municipal têm aula de campo em aldeia indígena

04/06/2013

Rosane Brandão - (65) 3645-6578

Ao menos 50 alunos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Senador Darcy Ribeiro participaram de um intercâmbio cultural na aldeia indígena Bakairi, localizada no município de Paranatinga (a 327 quilômetros de Cuiabá). Os alunos, todos do sétimo ano, tiveram conhecimento social e cultural sobre o povo indígena.

A aula de campo faz parte do projeto Arte Indígena Kurã Bakairi, desenvolvido pela escola como parte do Programa Mais Educação, juntamente com a matriz curricular.

Segundo a professora Aparecida Anderson de Oliveira, articuladora do Programa Mais Educação da escola, a ideia foi fazer um trabalho de conscientização com os alunos em relação à cultura indígena e desenvolver um estudo científico da teoria e prática, com atividades desportivas e culturais.

Os alunos conheceram de perto como vivem o povo Bakairi, bem como sua comunidade, casas, alimentação, crenças, suas tradições, estrutura funcional, economia, costumes e, principalmente, a escola.

“A visita foi um exercício de cidadania, pois promoveu a valorização da memória histórica brasileira, o diálogo, a integração entre povos, o companheirismo e a solidariedade”, disse a professora.

O projeto, desenvolvido em parceria com a escola Centro de Ensino de Jovens e Adultos (Ceja) José de Mesquita, abrangeu as áreas de Português, Geografia, História, ciências e Artes.

“Cada professor trabalhou o conteúdo nas suas determinadas áreas, como geográficas, histórica, ambiental e diversidades culturais e linguísticas, usando ferramentas como slides, documentários, mapas, imagens em linha do tempo e arte indígena”, explicou Aparecida Anderson.

A avaliação dos alunos será feita por meio de apresentações de trabalhos, que serão realizadas em um seminário, apresentado aos demais alunos da descola, que não tiveram a oportunidade de participar do intercâmbio.