Educação /

06 de Dezembro de 2012 16h08

Alunos de Cuiabá recebem certificado do Programa de Resistências às Drogas

06/12/2012

Giovania Teixeira Duarte - (65) 3645-6578

Mil e sessenta alunos da rede municipal de ensino de Cuiabá receberam hoje (06-12), no Ginásio do SESC, no bairro Coophamil, o certificado de conclusão do Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência (Proerd).

O programa é desenvolvido pela Secretaria de Educação de Cuiabá (SME) em parceria com a Polícia Militar com a orientar os alunos sobre a questão das drogas e da violência, informando os males que elas causam na vida do ser humano e, consequentemente, na sociedade.

O evento contou com a apresentação de coral, teatro e fanfarra das escolas municipais, Elza Luiza Esteves, Irmã Maria Betty e Marechal Cândido Rondon, além da divulgação do resultado do concurso de redação realizado pela coordenação do Proerd com os alunos do participam do programa.

Na avaliação da secretária adjunta de Educação do município, Cilene Maciel, a iniciativa é de suma importância para o combate à violência e na defesa das famílias que, muitas vezes, estão vulneráveis por falta de conhecimento. “O Proerd faz com que nossos alunos tenham uma resistência consciente pela sensibilização do programa”.

A secretária destacou ainda a parceria da Secretaria de Educação com a Polícia Militar que, segundo ela a cada ano é fortalecida. “Esse é trabalho social que resulta em formar o cidadão ao invés de puni-lo no futuro”, observou.

O coordenador estadual e da Região Centro Oeste do Proerd, Tenente Coronel Jacques Lopes da Cunha, está realizando uma pesquisa com 1.000 ex-alunos do programa. “O resultado desse estudo apontou que 95% dos estudantes, que na época eram crianças e hoje são jovens, não se envolveram em crimes ou ações de violência. Esse é um resultado extraordinário”, comemorou.

Ele ainda falou das perspectivas do programa para o próximo ano, como a criação do Comando Proerd. “É um projeto piloto, que será desenvolvido em conjunto as igrejas, desde a Educação Infantil até a juventude, com a implantação de cursos profissionalizantes. Dessa forma, pretendemos ter outra geração”.

Proerd

Implantado em 2000 em Cuiabá e Várzea Grande, o projeto tem como objetivo principal orientar alunos sobre a questão das drogas e da violência, informando os males que elas causam na vida do ser humano e da sociedade.

O Proerd foi criado em 1983, pela polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, juntamente com o distrito escolar da cidade, com a finalidade de atuar na prevenção do uso de drogas pelas crianças e adolescentes. No Brasil, o programa chegou em 1992.