/

20 de Junho de 2012 16h45

Alunos de Cuiabá recebem benefícios da equoterapia

20/06/2012

Giovania Teixeira Duarte - SME - 3645-6578


Trinta alunos da rede municipal de ensino de Cuiabá, portadores de autismo e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) passaram a ser beneficiados, desde hoje (20-06), com o projeto “Seja Especial para Alguém Especial”.

Idealizada pela primeira dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Haras Twinbrothers, a iniciativa tem a finalidade de atender crianças e adolescentes de baixa renda por meio da equoterapia.

A equoterapia consiste na utilização do cavalo como recurso terapêutico para o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência, numa abordagem multiprofissional e interdisciplinar. “Essa terapia trabalha aspectos como a atenção, concentração, raciocínio, postura, equilíbrio e coordenação motora global”, explicou o terapeuta ocupacional do Haras, Jorcy Júnior.

Segundo ele, a andadura do animal é semelhante a do ser humano, por isso a eficácia do tratamento. “A cada 30 minutos de terapia, o sistema nervoso central é estimulado de 1.800 a 2.220 vezes”, disse.

Os alunos também desenvolverão atividades em cima do cavalo numa “bandeja adaptada”, onde podem trabalhar de forma lúdica com quebra-cabeças e jogos de encaixe.

Durante a cerimônia de abertura do evento, a primeira dama revelou que a ideia do projeto partiu de uma aula de equoterapia que ela assistiu no Haras Twinbrothers, com crianças atendidas pela APAE e Sociedade Pestalozzi. “Fiquei maravilhada ao ver a alegria das crianças e pensei em levar esse projeto para os alunos da rede de ensino do município e proporcionar a elas mais oportunidade de desenvolvimento e conhecimento”.

De acordo com Norma Galindo, a intenção da Prefeitura é ampliar o atendimento às crianças que precisam de tratamento especializado.

Na opinião da secretária adjunta de educação, Cilene Maciel, o sucesso da parceria vai fomentar o desenvolvimento geral das crianças. “Com certeza, nossos alunos receberão o tratamento que precisam para o seu equilíbrio. Isso, associado ao trabalho desenvolvido nas escolas, lhes permitirá um desenvolvimento ampliado e integral”.

Na oportunidade, o diretor do Haras Twinbrothers, Marco Antônio Póvoas, agradeceu a confiança ao trabalho. “Esse é o primeiro passo para atingir nosso objetivo, que é oferecer essa terapia às crianças que necessitam”.

A promotora de vendas Kelly Capich, 32 anos, tem uma filha de sete anos que foi contemplada com a equoterapia. As dificuldades de aprendizagem apresentadas pela garota são relacionadas à atenção, coordenação motora e memorização. “Penso que essa nova terapia vai permitir que ela melhore o desempenho na escola, além de ajudar na atitude e interesse por outras coisas. Por isso, eu e o pai dela viemos aqui para que ela se sinta segura”.

O evento contou ainda com a participação de professores, equipe de Educação Especial e gestores da Secretaria Municipal de Educação.